Chamada Pública prevê ampliação e fortalecimento do Programa de Educação Tutorial no PR
Chamada Pública prevê ampliação e fortalecimento do Programa de Educação Tutorial no PR
Pró-PET terá investimento de R$ 5,8 milhões, para verba de custeio e bolsas a estudantes de graduação e professores tutores.As sete Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná poderão contar, a partir de 2024, com recursos da ordem de R$ 5,8 milhões para a ampliação do seus grupos PET (Programa de Educação Tutorial), que são voltados ao fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão e reúnem estudantes de graduação. O anúncio do novo Programa de Apoio à Educação Tutorial Pesquisa-Ensino-Extensão (PRÓ-PET) foi realizado na tarde desta sexta-feira (8), em evento no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL. O edital da Chamada Pública 04/2024, que contém as especificidades do PRÓ-PET, será publicado no site da Fundação Araucária no dia 14 de março, restando às Pró-Reitorias de Graduação das IEES o lançamento de editais internos para a seleção das propostas.
Iniciativa financiada com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Fundação Araucária, o programa prevê investimentos para a manutenção das atividades pelo período de dois anos, podendo ser renovado por mais dois. Cada grupo PET contará com a verba de custeio, um professor tutor e até 12 alunos bolsistas de graduação, e cada IEES do Paraná poderá ganhar entre dois e quatro grupos. Atualmente, o Estado conta com 30 grupos PETs em todas as universidades estaduais.
![](https://operobal.uel.br/wp-content/uploads/2024/03/WhatsApp-Image-2024-03-08-at-17.37.30-1024x682.jpeg)
“O recurso é para auxiliar nas atividades, por exemplo, compra de material de expediente, tinta para impressoras, essas coisas, e uma bolsa para o professor que coordena o grupo e 12 bolsas para estudantes de graduação. O grupo ainda pode ser maior, mas esses estudantes além dos 12 trabalham na condição de colaboradores. Esta é a estrutura básica dos grupos PETs, que já existem em âmbito federal, mas que a Fundação Araucária vai replicar agora o modelo”, explicou o diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Paulo Liboni, que é tutor do PET-Matemática da UEL.
Criados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no final da década de 1970 e atualmente coordenados pelo Ministério da Educação (MEC), os Grupos PET estão presentes nas universidades estaduais do Paraná sob os olhares das pró-reitorias de Graduação, colaborando com a formação e enriquecendo a experiência dos jovens universitários.
“Momento histórico”
O evento de lançamento do PRÓ-PET foi acompanhado por estudantes de graduação bolsistas dos cinco grupos PET da UEL (Matemática, Física, Geografia, Educação Física e Zootecnia), os “petianos”, além de representantes da Fundação Araucária, Seti, e pró-reitores das sete IEES do Paraná, que compõem o Fórum de Pró-reitores/as de Graduação das Universidades Estaduais do Paraná (Progrades).
Em seu pronunciamento, a reitora Marta Favaro considerou o momento como histórico para a educação superior do estado do Paraná, aproveitando para agradecer os esforços dos servidores e docentes envolvidos na construção do programa.
“Temos o início de um novo ciclo muito importante e quero agradecer publicamente aos professores Paulo Liboni e Ana Maria Bridi, e a servidora Cristina Ruiz (Proplan), que trabalharam conosco também na organização do trabalho, e aos professores Sérgio Gerelus, Ana Márcia (Fernandes Tucci de Carvalho, pró-reitora de Graduação), e Lilian Kemmer Chimentão. Esse é o nosso time UEL”, agradeceu.
![](https://operobal.uel.br/wp-content/uploads/2024/03/WhatsApp-Image-2024-03-08-at-17.37.33-1-1024x682.jpeg)
A reitora agradeceu ainda aos representantes das Universidades Estaduais de Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), Norte do Paraná (UENP), Oeste do Paraná (Unioeste) e do Paraná (Unespar), que compuseram a equipe, e concluiu, solicitando uma salva de palmas a todos.
Presente no evento, o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, lembrou que a provocação que deu origem à busca por recursos para um novo programa de apoio aos grupos PET partiu da reitora da Marta Favaro, em novembro de 2023, durante os eventos acadêmicos do Paraná Faz Ciência.
![](https://operobal.uel.br/wp-content/uploads/2024/03/WhatsApp-Image-2024-03-08-at-17.37.32-1024x682.jpeg)
Estiveram no evento o vice-reitor da UEL, Airton José Petris; o vice-reitor da UENP, Ricardo Aparecido Campos; a assessora técnica da Seti, Erika Juliana Dmitruk, que representou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa; o responsável pela gerência de CT&I da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos; a chefe de gabinete da reitoria da UEL, Lisiane Freitas; pró-reitores, coordenadores de órgãos de apoio e suplementares e professores tutores dos Programas de Educação Tutorial.