Música Historicamente Informada preserva tesouros e estimula educação musical
Música Historicamente Informada preserva tesouros e estimula educação musical
Em 2024, o Setor de Música Historicamente Informada da Casa de Cultura da UEL tem programados quatro concertos no Cine Teatro Ouro Verde.Fundado em outubro de 1995, o NEUMA Ensemble Universitário de Música Antiga (Neuma) faz parte do setor de Música Historicamente Informada, uma área da Divisão de Música da Casa de Cultura (DAC) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Dentre os objetivos do grupo estão o estudo, a interpretação e a prática da música antiga, aquela realizada principalmente entre os séculos IX e XVIII.
Já o setor de Música Historicamente Informada tem como objetivos explorar e promover o repertório musical dos períodos medieval, renascentista e barroco, utilizando instrumentos históricos e técnicas de execução autênticas do período, além de integrar o conhecimento dos aspectos históricos entorno da produção musical da época através da filosofia, literatura, teatro, matemática, entre outras disciplinas.
O termo “NEUMA” se refere a uma notação musical utilizada na Idade Média para representar melodias vocais. Assim, o nome “NEUMA Ensemble Universitário de Música Antiga” sugere o foco do grupo na interpretação fiel e sensível das obras musicais antigas, utilizando os conhecimentos e recursos disponíveis sobre práticas musicais históricas.
Ao longo de sua existência, o NEUMA tem realizado concertos, recitais e participado de eventos culturais, tanto dentro quanto fora da universidade. Seu repertório contempla uma grande variedade de composições nas mais variadas concepções, desde obras vocais e instrumentais, peças sacras e profanas, danças e música de câmara dos períodos medieval, renascentista e barroco.
Além de suas atividades de performance, o setor de Música Historicamente Informada também está envolvido em projetos educacionais e de extensão, buscando compartilhar seu conhecimento e paixão pela música antiga com a comunidade. O grupo tem desempenhado um papel importante na promoção da música antiga na região e na formação de novos talentos no campo da interpretação histórica.
Projeto “Música nas escolas”
Uma das atividades desenvolvidas pelo setor de Música Historicamente Informada durante o ano de 2023 foi o projeto “Música nas escolas”. A iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar uma experiência musical para alunos de diferentes faixas etárias dentro do ambiente escolar, além de introduzi-los ao universo da música antiga por meio de instrumentos históricos.
O projeto teve seu piloto aplicado durante o segundo semestre de 2023 no Colégio de Aplicação Pedagógica Professor José Aloísio Aragão. No entanto, a intenção do grupo é estender o projeto para outras escolas interessadas em incluir a música antiga em suas atividades formativas, podendo ser adaptado para estudantes de diversas faixas etárias, como revela Elimar Machado, responsável pela execução do projeto. “Para cada faixa etária, foi elaborado um programa adaptado, levando em consideração a capacidade de atenção e absorção dos alunos”, destaca.
Por meio das apresentações e aulas elaboradas pelos organizadores, o grupo desenvolve a sensibilização dos alunos quanto à música histórica através de uma abordagem multidisciplinar que integra música, literatura, língua inglesa, história, geografia, entre outras disciplinas curriculares do dia a dia dos estudantes. Desta forma, a atividade busca criar neles certa motivação para que cada vez mais busquem e consumam concertos de tal gênero.
O repertório que compõe as apresentações é amplo e envolve obras de diferentes países, idiomas, gêneros e formatos musicais que, segundo Elimar, exploram de diferentes formas os instrumentos levados ao ambiente escolar. “São coisas bem diferentes e contrastantes para as pessoas terem uma noção de como esses instrumentos são usados dependendo da formação e o momento que a música foi composta“, conta.
Maria Luiza Teixeira, estudante do primeiro ano do ensino médio, já tinha tido contato com a música clássica na escola. No entanto, esta foi a primeira vez que escutou a música barroca, gênero principal abordado para a sua turma. Ela afirma ter gostado da nova experiência, já que a sonoridade “é bem diferente do que a gente está acostumado a ouvir”, avalia. “Deu vontade de ir atrás pra ouvir mais, pra conhecer as histórias dos instrumentos e dessas músicas antigas igual eles contaram pra gente”, complementa a estudante.
Temporada 2024
Em 2024, o setor de Música Historicamente Informada tem programados quatro concertos de temporada no Cine Teatro Ouro Verde. O primeiro compromisso foi o espetáculo “Melancolia Feminina”, realizado no dia 6 de abril pela Orquestra Barroca Capriccio Stravagante.
O próximo compromisso da temporada será uma apresentação de dança renascentista, marcada para o dia 6 de julho. O terceiro evento do setor na temporada no Cine Teatro Ouro Verde contará com um repertório de óperas inglesas e música alemã, que está marcado para o dia 26 de outubro. Já o último, programado para o fim do ano mas sem data definida, apresentará um repertório inglês e alemão de músicas natalinas.
O setor também recebeu um convite especial para participar do I Congresso de Performance Musical da UEM, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de maio, quando poderão compartilhar conhecimentos e experiências com outros músicos e acadêmicos da área.
Outro planejamento para o ano de 2024 é a continuidade do projeto “Música nas Escolas”, com os concertos didáticos para alunos do ensino médio. O retorno ainda não tem data marcada, mas deve ocorrer no segundo semestre.
*Estagiária de Jornalismo na Casa de Cultura – Divisão de Música.