Feira das Profissões abre Universidade a estudantes do Ensino Médio

Feira das Profissões abre Universidade a estudantes do Ensino Médio

Alunos de 266 colégios do PR e SP visitam a UEL durante toda quinta (15), conhecendo mais sobre os cursos e com foco no Vestibular 2025.

A 12ª edição da Feira das Profissões, nesta quinta-feira (15), transformou o Campus Universitário da UEL com a energia e curiosidade de milhares de estudantes do Ensino Médio. Com 266 escolas inscritas, o número de participantes deverá ultrapassar 20 mil até o final do período noturno, fazendo do evento uma oportunidade para conhecer e tirar suas dúvidas sobre os 53 cursos de graduação, em meio à importante decisão sobre o caminho a ser trilhado no Vestibular que se aproxima. As inscrições para o Vestibular UEL 2025 permanecem abertas exclusivamente pela internet até o dia 9 de setembro, no valor de R$ 181,00, e as provas serão realizadas em fase única, nos dias 17 e 18 de novembro. 

A reitora da UEL, professora Marta Favaro, destaca que a edição de 2024 da feira traz novidades, como o trabalho desenvolvido com a primeira turma do curso de Ciência de Dados (CCE), além das ações dos cursos de Nutrição e Biotecnologia, que formaram as suas primeiras turmas neste ano. “Feira renovada e celebrando vitórias”, define a reitora.

Ela ainda avalia que a energia que circula pela UEL no dia da Feira das Profissões é fruto do acolhimento promovido pelos alunos e docentes da graduação para com os estudantes que estão na reta final do Ensino Médio. Estes estudantes, destaca Marta, irão se deparar com a transição para o Ensino Superior possuindo, muitas vezes, apenas informações gerais sobre as características de cada curso. “Isso é o diferencial da Universidade Estadual de Londrina”. 

“Quando eles (secundaristas) vêm pra cá, visitam os laboratórios, conversam com os estudantes e olham as atividades práticas. Eles conseguem elaborar melhor o que é ser profissional naquela área. Portanto, isso favorece muito na definição daquilo que eles vão escolher para o Vestibular”, avalia a reitora.  

Mais de 19,5 mil estudantes do Ensino Médio de 266 escolas públicas e particulares do Paraná e São Paulo confirmaram participação na 12ª Feira das Profissões (Foto: Agência UEL).

CCB

Um dos locais mais procurados é o Museu de Anatomia Professor Carlos da Costa Branco, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), umas das unidades da UEL que reforçaram o número de estudantes colaboradores para fortalecer o atendimento durante a Feira.

Em um grupo de 42 pessoas que saiu de Paraguaçu Paulista (SP) no início da manhã, o estudante Leonardo Gomes, 17, estava impressionado com as peças do Museu, principalmente os fetos humanos e esqueletos. Aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Sesi-SP Carlos Arruda Garms, o jovem seguiu a visita ao lado dos colegas e professores pelo caminho sugerido. 

Logo ao lado do Museu, o Colegiado de Biomedicina recebia os secundaristas permitindo a visualização de microscópios, lâminas e experimentos. A oportunidade foi muito importante para a aluna do 3º ano do Ensino Médio Isabel Belga, 17, para tirar dúvidas sobre o curso uma vez que sonha em atuar como perita criminal. “Desde pequena por conta da minha família. Minha mãe foi fonoaudióloga e sempre gostou de Anatomia e por conta do tio também que é policial. Sempre sonhei em ser perita criminal”, conta. 

CTU

O Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) também recebeu um grande número de estudantes interessados nos conhecimentos abordados nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil. Um destes estudantes é João Vitor Muler, 18, aluno do Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL) que deseja se tornar arquiteto formado pela UEL. “Eu estava perguntando sobre a carga horária, períodos e disciplinas específicas. Já estou inscrito no Vestibular da UEL e em um cursinho pré-vestibular”, conta o jovem. 

O estudante João Vitor Muler (de vermelho) aproveitou a feira para conhecer o curso de Arquitetura e Urbanismo da UEL.

CCS 

O Campus Universitário também recebeu experimentos, produtos e ações desenvolvidas por projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão sediados no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Desta forma os estudantes puderam se aproximar dos conhecimentos trabalhados no currículo dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Medicina. 

Interessada em se tornar farmacêutica pela UEL, a aluna do 3º ano da Escola Estadual Cívico Militar Professora Adélia Antunes Lopes, de Jataizinho (RML), Isabela Bianca Pedroso, conta que já está inscrita no Vestibular UEL 2025. O sonho de concluir a graduação na Universidade Estadual de Londrina vem sendo nutrido pela sua “curiosidade em saber como são produzidos os remédios e produtos da área de cosmetologia”, conta a jovem. 

A aluna Isabela Bianca Pedroso deseja cursar Farmácia na UEL.
CLCH 

No Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), um banquete literário foi servido para o deleite dos alunos interessados por clássicos da literatura brasileira. Os estudantes do curso de Licenciatura em Letras Português montaram uma instalação artística, onde os participantes poderiam “libertar” poemas presos em uma gaiola de passarinhos. Ainda com o objetivo de dar asas à imaginação, o colegiado do curso preparou o “canto de leituras”, um convite à prática que deve ser constante e eterna. 

Um pouco mais distante do Vestibular do que a maioria dos alunos visitantes, Steffany Deisielly Pereira, 14, está no 1º ano do Ensino Médio e dedicou vários minutos para conhecer a Biblioteca do hHstoriador, montada pelo Colegiado de História da UEL. Ainda que jovem, pensa em seguir os passos dos professores e se tornar docente na disciplina que mais gosta. “Meus professores de História são muito bons e sabem ensinar”, alegra-se.

Com apenas 14 anos, Steffany Deisielly Pereira já considera trilhar o mesmo caminho dos seus professores de História.
Leia também