Estado credencia novos Ambientes Promotores de Inovação até 17 de setembro

Estado credencia novos Ambientes Promotores de Inovação até 17 de setembro

Submissão de propostas deve ser feita em sistema da Unicentro. Modalidades disponíveis são incubadora, pré-incubadora, aceleradora, entre outras.

Com o objetivo de promover a estruturação do ecossistema de inovação do Paraná, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), realiza o credenciamento de novos Ambientes Promotores de Inovação. A submissão das propostas deve ser realizada por meio do Sistema SGE Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) até às 23h59 do dia 17 de setembro, nos termos do Edital 001/2024 – Seti-Sefa-Sei

O credenciamento é destinado a iniciativas de apoio sediadas em instituições públicas e privadas de Ensino Superior, instituições de pesquisa científica e tecnológica, empresas privadas e da administração pública, com o objetivo de conceder apoio e recursos de incentivo e fomento. Neste sentido, podem realizar o credenciamento redes de atores, organizações, pessoas, espaços, infraestruturas, recursos econômicos e formatações jurídicas, espaços públicos ou privados propícios à Inovação, à Pesquisa Científica e Tecnológica e ao empreendedorismo, que constituem ambientes característicos da economia baseada no conhecimento e envolvem duas dimensões – os Ecossistemas de Inovação e os Mecanismos de Geração de Empreendimentos.

Ao realizar o credenciamento, os proponentes deverão escolher em qual modalidade de Ambiente Promotor de Inovação mais se enquadram. As dez modalidades disponíveis são: pré-incubadora; incubadora tecnológica; aceleradora; espaço maker; centro de inovação; agência de inovação ou núcleo de inovação tecnológica; e parques científicos e tecnológicos em operação, em implantação e em planejamento.

Esses ambientes atuam no apoio a empresas de base tecnológica ou pequenas empresas para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores a partir da manutenção de uma rede colaborativa de troca de ideias e compartilhamento de boas práticas. Com foco em empreendimentos com diversos níveis de maturidade, o credenciamento contribui para a cultura empreendedora, com impacto na produção científica e tecnológica do Paraná e na estruturação de um ecossistema de inovação competitivo.

O cronograma apresentado pela Seti estabelece que a divulgação das propostas inelegíveis ocorrerá a partir do dia 24 de setembro, com o prazo para a apresentação de recursos. A homologação do resultado final pelo Conselho Estadual de Parques Tecnológicos irá ocorrer a partir do dia 30 de setembro e a publicação do resultado final, no dia 1º de outubro. Já nos dias 5 e 6 de dezembro, informa a Seti, haverá a entrega dos Certificados de Credenciamento durante o VI encontro de Parques Tecnológicos em Londrina. 

Atualmente, o Paraná possui 188 Ambientes Promotores de Inovação credenciados em 42 cidades. Destes, 71 espaços de inovação estão localizados nos campus universitários das sete universidades estaduais. Além da Seti, a iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e da Secretaria da Fazenda (Sefa). 

Leia também