Nota da Reitoria à comunidade universitária

Reitoria informa sobre ações para garantir maior segurança à comunidade no Campus Universitário.

Infelizmente, houve uma tentativa de abordagem de uma estudante de nossa comunidade por um indivíduo, por ora desconhecido, no Campus Universitário na noite desta segunda-feira (19).

Primeiramente, gostaríamos de informar que nossa estudante foi acolhida pelo Serviço de Bem-estar à Comunidade (SEBEC) nesta terça (20) e está recebendo o apoio e o suporte que necessita. O caso vem sendo apurado pela Divisão de Segurança, ligada à Prefeitura do Campus Universitário (PCU), desde a noite de ontem (19), quando um dos agentes de segurança atendeu imediatamente a estudante logo depois do ocorrido. As imagens referentes ao fato e os relatos colhidos estão sendo disponibilizados às autoridades competentes. A equipe de Segurança colaborará com o andamento da investigação policial.

Com objetivo de garantir maior segurança para toda comunidade universitária, a UEL vem realizando diversas ações, em especial nos últimos dois anos. Entre as ações estão:

• Instalação de luminárias em LED em todos os estacionamentos e vias internas (já concluídos) e no Calçadão (com previsão de início no mês de setembro), por meio de convênio com a Londrina Iluminação, da Prefeitura Municipal de Londrina;
  • Contratação própria de luminárias para atender aos espaços de circulação de pedestres, incluindo pontos de ônibus;
  • Instalação do Sistema de Segurança, por meio de monitoramento de câmeras de alta definição em todo o Campus Universitário, em funcionamento desde junho de 2022;
  • Podas constantes de árvores em locais de circulação de pedestres, para melhorar a iluminação;
  • Atendimento 24 horas pelo telefone 0800-400-4474 e ronda pelo Campus com veículos e motos da Divisão de Segurança.

Novas ações, como ampliação de pontos de iluminação, pontos de captação de imagens e postos de ronda dos agentes de segurança da PCU, estão previstas e serão providenciadas nas próximas semanas. Ações como a implantação de botão de pânico no aplicativo UEL Mobile e pontos físicos para botão de pânico, similares aos da Guarda Municipal (GM) instalados em alguns pontos da cidade, também estão sendo estudadas.

Destacamos dois contatos importantes e que devem ser acionados por membros da comunidade universitária conforme necessidade. O primeiro é o de Atendimento 24 horas da Divisão de Segurança, pelo telefone 0800-400-4474, com ronda pelo Campus com veículos da Divisão. O segundo é o Serviço de acolhimento e apoio psicológico, por meio do SEBEC, que pode ser feito pelo WhatsApp (43) 3371-4222.

A Universidade intensificará as ações buscando ampliar a segurança em seus espaços e o bem-estar da comunidade universitária.

Reitoria da UEL