UEL FM analisa obras do Vestibular e ouve experiências de estudantes

UEL FM analisa obras do Vestibular e ouve experiências de estudantes

Série "Leitura Obrigatória" traz a análise sobre o álbum Cabeça Dinossauro, do Titãs.

Na série especial “Leitura Obrigatória – Prepare-se para o Vestibular 2025 da UEL”, especialistas comentam as obras literárias e também o álbum Cabeça Dinossauro, dos Titãs, que será exigido no concurso deste ano. O conteúdo foi produzido pela jornalista Eliete Vanzo em parceria com a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops).

Especialistas apresentam as oito obras exigidas e seus autores. São 7 livros e, pela primeira vez na história do vestibular, a UEL incluiu um álbum musical. Segundo a Cops, Cabeça Dinossauro, do grupo paulista Titãs, foi escolhido pelo teor crítico à sociedade no pós-ditadura, por meio de canções ácidas que marcariam a carreira do nascente grupo a partir de então. Lançado em 1986, o álbum também foi incluído na lista dos “100 Melhores Discos da Música Brasileira”, da revista Rolling Stone.

“A literatura é e sempre será uma característica forte nos nossos processos seletivos. A intenção, com o álbum musical, é de ampliar o repertório do estudante com obras contemporâneas e modernas. Iniciamos neste vestibular com um álbum muito instigante que trará uma nova forma de diálogo com a literatura”, afirma Sandra Garcia, coordenadora da Cops.

O Vestibular 2025 prevê sete autores que já estavam nas listas dos concursos 2023 e 2024. A série “Leitura Obrigatória” foi produzida originalmente em 2023 e atualizada agora, depois da inclusão do álbum musical. Cabeça Dinossauro teve comentários do professor Frederico Garcia Fernandes, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL. Os outros convidados para falar dos livros são docentes e também pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Letras da universidade.

Série especial com estudantes

A Rádio UEL FM também está veiculando, nesta semana, uma série especial com estudantes de graduação. São relatos de experiências na UEL. Entre os critérios adotados para as entrevistas, os cursos mais concorridos no vestibular 2024, também a graduação mais nova da universidade e os cursos que formaram as primeiras turmas recentemente.

A série abriu na sexta-feira passada (30), com trio de ingressantes de Medicina. O curso é o mais disputado da universidade. Pedro Anunciatto da Silva, de 21 anos, e Pérola Milani Crepaldi, 19 anos, fizeram dois anos no cursinho para entrar na universidade pública. Marina Rossi Carraro, 21 anos, levou três anos. Ela e Pérola foram aprovadas no concurso por ampla concorrência. Pedro entrou via cota de escola pública. Ele é de Londrina. Pérola veio de Apucarana e Marina de Ribeirão Preto (SP).

O grupo comentou sobre a complexidade do conteúdo do curso e a organização necessária para se debruçar sobre os novos aprendizados. O uso moderado das redes sociais também foi destaque. O trio explicou, ainda, sua experiência de conciliar vida acadêmica com vida pessoal, além dos escapes para manter a mente sã. E, no primeiro episódio, sobre os nomes que os veteranos dão aos ingressantes, o uso das bandanas laranjas e os dois primeiros meses de aula, com visitas às unidades básicas de saúde, hospitais e serviços como SAMU e SIATE.

Nesta terça (3), a rádio apresentou depoimentos dos estudantes do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Luiz Felipe de Moura Teixeira, 25 anos, e Guilherme Nascimento Braga, 24 anos. Também participou o coordenador do curso, professor Daniel Kaster. Ciência de Dados e Inteligência Artificial é a graduação mais recente da UEL. Luiz Felipe e Guilherme são da primeira turma, iniciada em 2024. A graduação foi a quinta mais concorrida no último vestibular, com 18 candidatos por vaga.

Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial foi apresentado nesta terça (3).

“É uma graduação-coringa, em que você pode atuar não só em exatas, mas também em biológicas e humanas”, explicaram os estudantes convidados pela rádio a comentar sobre o curso. Segundo Kaster, o curso ensina a resolver problemas a partir do uso inteligente de dados.

Já nesta quarta-feira (4) foi ao ar a entrevista com quatro estudantes do curso de Design Gráfico da UEL. Ele foi o mais concorrido na área de humanas em 2024, com 16,64 candidatos/vaga. Kauane Fernanda Pereira, 19 anos; Leticia Tanashiro, 24 anos; Maria Clara Fávaro, 19 anos e Isabela de Lima Perzel, 18 anos, comentaram sobre habilidades analíticas, críticas, técnicas e criativas que o curso proporciona. A graduação une fundamentos teóricos e atividades práticas que capacitam os estudantes nas metodologias da produção gráfica. A coordenadora do curso, professora Rosane Fonseca Martins, também participou.

A série prossegue nesta quinta-feira (05), com estudantes de Biotecnologia e o coordenador do curso, Marcelo Rodrigues de Melo. A primeira turma de Biotecnologia da UEL se formou em julho deste ano, assim como Nutrição, que terá destaque na UEL FM nesta sexta-feira (06).

Vestibular UEL 2025

As inscrições para o Vestibular UEL 2025 estão abertas até o dia 9 de setembro no site da Cops. O Vestibular 2025 será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em fase única, com dois dias de provas. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música será realizada prova de habilidades específicas, no dia 29 de setembro.

Leia também