Laboratórios de Pesquisa da UEL recebem murais temáticos

Iniciativa da PROPPG, realizada por estudante de Artes Visuais, revitaliza paredes externas de seis laboratórios.

O Campus da UEL é formado por diversos espaços que atendem à comunidade universitária nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão. Entre eles está a Central Multiusuária de Laboratórios de Pesquisa (CMLP), que conta com equipamentos de médio e grande porte compartilhados por diferentes departamentos e programas de pós-graduação. Quem passa por eles pode notar uma mudança de visual, já que seis laboratórios têm recebido pinturas temáticas nas paredes externas, feitas por um estudante da Universidade.

Os laboratórios escolhidos para receber esses murais são: o Laboratório de Microscopia Eletrônica e Microanálise (LMEN); o Laboratório de Análises por Raio X (LARX); o Laboratório de Análise de Materiais e Moléculas (LAMM); o Laboratório de Apoio à Pesquisa Agropecuária (LAPA); o Laboratório de Espectroscopia (ESPEC) e o Laboratório de Fisiologia e Biologia Molecular de Fungos. Os cinco primeiros fazem parte da CMLP, já o último fica localizado junto a eles, mas pertence à outra área. Ao todo, serão 11 murais, dois em cada laboratório, com exceção do LARX, que terá apenas um.

O artista responsável por pintar os murais é o estudante do quarto ano do Curso de Artes Visuais, Cleverson Souza. Ele contou que as artes buscam representar a pesquisa, o conhecimento, a natureza e a ciência. Além disso, apontou que os murais podem “trazer uma nova estética para o ambiente externo dos laboratórios, ressignificando o espaço e trazendo visibilidade”. Souza considera isso uma oportunidade de mostrar o que aprendeu, já que o grafitti é sua área de atuação como artista.

A ação foi proposta pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). Segundo Claudemir Zucareli, chefe do Escritório de Apoio à Pesquisa da PROPPG, essa é uma das formas de revitalizar os laboratórios, junto com a jardinagem e o calçamento do local. Ele ainda apontou que um dos objetivos da ação é o “destaque para um setor que é o coração da pesquisa na UEL”.