HU marca Setembro Verde, mês de Conscientização sobre a Doação de Órgãos, com reconhecimento institucional

HU marca Setembro Verde, mês de Conscientização sobre a Doação de Órgãos, com reconhecimento institucional

O encontro aconteceu no Dia Nacional de celebração ao tema e teve como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo HU na campanha

Assessoria de Comunicação HU

Agência UEL


O Hospital Universitário da UEL realizou na manhã da última sexta-feira (27) evento alusivo ao Setembro Verde, campanha de Conscientização sobre a Doação de Órgãos e Tecidos, o encontro aconteceu no Dia Nacional de celebração ao tema e teve como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo HU na campanha e parabenizar e reconhecer a equipe do Hospital, responsável por tornar o HU uma referência neste aspecto.

O Paraná é o Estado líder na doação de órgãos, registrando no ano passado 41,6 doações por milhão de habitantes, mais que o dobro da média nacional de 19,1. Destaque nesse segmento é o HU-UEL, que recebeu o certificado em primeiro lugar na categoria Hospital Notificador de Morte Encefálica no Estado do Paraná e também na categoria Hospital com Mais Doações de Órgãos/Tecidos na macrorregião norte do Estado no ano de 2023. Os reconhecimentos foram emitidos pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Macrorregional Norte do Paraná.

“Esse é um evento de gratidão e parabenização aos números alcançados pelo Hospital em relação à doação de órgãos. É importante lembrar que existem várias pessoas de setores diferentes que fazem parte do processo, desde a capitação do órgão, até o transporte”, relata Vivian Feijó, diretora superintendente do HU.

A CIHDOTT do HU (Comissão Intra-Hospitalar de Órgãos e Tecidos para Transplantes) é uma das partes essenciais para o sucesso do Hospital na notificação de Morte Encefálica, e teve as duas coordenadoras premiadas, a médica Raquel Inácio Prado, premiada em 1º lugar como profissional que mais ministra cursos sobre a temática, e a enfermeira Caroline de Marques, que ocupou o 1º lugar como maior entrevistadora de morte encefálica.

Os resultados de 2023 foram apresentados durante o evento, e segundo a coordenadora Médica Raquel Prado, “os números de 2024 são otimistas, e podem ser maiores do que o ano passado”. Emanuelle Zocoler, coordenadora da OPO exaltou a equipe “em nome da OPO eu gostaria de parabenizar a CIHDOTT do HU, que trabalha de maneira responsável, com um processo organizado e eficiente. É uma honra ter vocês na Organização”.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde da UEL, Andrea Name Colado Simão, comemorou os resultados e reforçou “o HU, junto com os docentes e demais profissionais do CCS, tem papel fundamental na liderança do Paraná na doação de órgãos no país”. Junto às coordenadoras da CIHDOTT, Camila Hatanaka foi destaque em 1º lugar como a médica que mais realiza exame complementar Doppler; a médica cardiologista Giovana Khalil ocupou 2º lugar na categoria médico que mais realizou exame clínico, junto da médica residente de cuidados intensivos Andressa Saquetti.

A diretora do CCS, Andrea Name Simão, comemorou os resultados (Foto: AC/HU)

Além das certificações concedidas pela OPO, o evento contou com reconhecimento feito pela direção do HU a diversos profissionais, de diferentes setores, pelo excelente trabalho desempenhado, responsável pelos resultados obtidos pelo Hospital.

A diretora Superintendente do HU/UEL, Vivian Feijó, destacou os números alcançados (Foto: AC/HU)

Leia também