Programa de Imersão Cultural leva comunidade universitária para Dubai

Programa de Imersão Cultural leva comunidade universitária para Dubai

Durante quinze dias, o grupo participará de atividades acadêmicas, culturais e de aperfeiçoamento profissional e linguístico.

Um grupo formado por estudantes, professores e servidores da UEL embarca no próximo dia 25 de outubro para Dubai, nos Emirados Árabes, em mais uma etapa do Programa de Imersão Cultural e Aprimoramento de Línguas Estrangeiras por meio de Viagens Acadêmicas Internacionais. São 31 participantes, que durante quinze dias, estudarão inglês com o objetivo de aprimorar a língua internacional dos negócios e participarão de atividades acadêmicas, culturais e de aperfeiçoamento profissional e linguístico.

Coordenado pela professora Marluce Fagotti de Paiva, do curso de Secretariado Executivo e, nesta etapa, em coordenação adjunta da professora Valdete de Oliveira Mrtvi, do curso de Administração, as líderes serão acompanhadas de estudantes dos cursos de Secretariado Executivo, Administração, Enfermagem, Jornalismo, Letras e Pedagogia; estudantes do Laboratório de Línguas da UEL; e egressos dos cursos de Direito e Computação; e ainda servidores da Universidade.

Desde 2015, o programa de viagens internacionais tem levado a comunidade acadêmica para estudar inglês ou espanhol no exterior. O programa já passou pela África do Sul, Chile, Uruguai, Inglaterra, Espanha e agora, para os Emirados Árabes. Para as professoras, visitar Dubai é uma quebra de paradigma em relação aos destinos para o ensino da língua inglesa, com preferência, muitas vezes, pelos Estados Unidos e Reino Unido.

Programação

Nos 15 dias de viagem, o grupo estudará inglês no período da manhã e, à tarde, fará visitas acadêmicas, profissionais e culturais nos emirados de Dubai, Sharjah e Abu Dhabi.

Na programação acadêmica, está prevista visita à Universidade de Wollongong para participação do grupo em uma aula sobre Make Smart Financial Decisions e, outra com a temática AI, Design and Social Media. O grupo também visitará a Health Dubai, uma empresa de saúde cuja instalação é conjunta com um centro de pesquisa.

Dentre as visitas profissionais destacam-se a Pure Harvest Farms, uma startup da agroindústria, pioneira e habilitada para tecnologia na produção de frutas e vegetais frescos; a Sharjah Tecnology Park que promove pesquisa, tecnologia e inovação em campos como saúde, energia e meio ambiente; a Sharjah Academy for Astronomy, Spaces Sciences and Tecnology, que é a primeira instalação megastar no Oriente Médio; e o Parque de Energia Solar de Dubai que foi estruturado com base no modelo Independent Power Producer (IPP) com produção planejada de 5.000 MW até 2023 e investimento de 50 bilhões de dirhams.

Dentre as visitas culturais destacam-se o Museu do Louvre em Abu Dhabi, a visita ao Burj Khalifa, a Dubai velha e o caminho do ouro, e um jantar no deserto. Os participantes ainda são encorajados a desenvolverem seu momento de autonomia no exterior. As professoras destacam que o suporte dado pela Câmara Árabe de São Paulo foi fundamental para que as visitas pudessem ser agendadas.

Próximas viagens

Segundo a professora Marluce, em novembro deste ano, o programa deverá lançar o próximo destino de 2025. Ela adianta que será para um país de língua espanhola.

Outra novidade é o programa de extensão Missão Empresarial, que está em execução e inicia a primeira viagem para Londres, na Inglaterra, entre os dias 17 de maio e 1º de junho de 2025. Ainda há vagas disponíveis para o grupo. Mais informações pelos e-mails marluce@uel.br ou colegiadosecret@uel.br.

Leia também