Prêmio Boas Práticas prestigia ações solidárias de 29 cursos de graduação

Prêmio Boas Práticas prestigia ações solidárias de 29 cursos de graduação

Em sua décima edição, a premiação reconhece as atividades de recepção dos ingressos no início do ano letivo

Na tarde desta terça-feira (05), a Sala dos Conselhos foi palco da cerimônia do Prêmio Boas Práticas na Recepção aos Estudantes Ingressantes 2024, que contemplou as iniciativas solidárias de diferentes cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina. Em sua décima edição, a premiação reconhece as atividades realizadas durante a recepção dos novos estudantes no início de cada ano letivo. Na ocasião, os colegiados e discentes dos cursos receberam certificados de participação e suas ações foram publicadas no site da Semana de Recepção aos Ingressantes da PROGRAD.

Ao todo, 29 cursos foram contemplados durante a cerimônia, dentre eles, Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Espanhol, Letras-Francês, Letras-Inglês, Letras-Português, Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia, Relações Públicas, Secretariado Executivo e Serviço Social.

“Para além do conhecimento acadêmico, científico, filosófico e artístico que eles construirão durante o percurso da formação, nós estamos falando de formação humana”. Foi dessa maneira que, durante a cerimônia, a reitora Marta Favaro expressou a relevância das ações solidárias para os estudantes durante seus momentos iniciais na instituição, a qual, segundo a professora, deve ser um espaço de respeito mútuo e liberdade de expressão, mesmo que através de pequenos gestos.

IMG_3317
WhatsApp-Image-2024-11-05-at-18.01.54-1
WhatsApp-Image-2024-11-05-at-18.01.56
WhatsApp-Image-2024-11-05-at-18.01.55-2
WhatsApp-Image-2024-11-05-at-18.01.55-1
WhatsApp-Image-2024-11-05-at-18.01.54
WhatsApp-Image-2024-11-05-at-18.01.55
WhatsApp-Image-2024-11-05-at-18.01.53
previous arrow
next arrow

Boas Práticas

Criado em 2014, o Prêmio Boas Práticas reconhece as alternativas positivas promovidas pela comunidade estudantil em detrimento das práticas proibidas de trote violento ou vexatório. Neste ano, as ações solidárias abrangem iniciativas de arrecadação de donativos para organizações locais e para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, cursos, manuais e oficinas para estudantes da Universidade e até a manutenção e revitalização de espaços coletivos da Instituição.   

Apesar de já estar no terceiro ano do curso de direito (CESA), a estudante Juliana Yukari Ueda participou ativamente das iniciativas solidárias do ano letivo de 2024. Na premiação, a discente destacou a importância da sua semana de ingresso, fator decisivo em seu envolvimento na campanha mais recente, que envolveu uma caça ao tesouro para apresentação do campus aos novos alunos, bem como a arrecadação de alimentos para a Casa de Apoio Amigos do HU, organização que dá assistência a pacientes e familiares em tratamento no Hospital Universitário.

A professora do curso de direito, Ana Claudia Duarte Pinheiro e a discente Juliana Yukari Ueda.

Outra campanha solidária de doação foi realizada por estudantes e docentes dos cursos de Design de Moda e Design Gráfico (CECA), e por todos os cursos do Centro de Letras e Ciências Humanas (Letras Português, Letras Espanhol, Letras Francês, Letras Inglês, História, Filosofia, Ciências Sociais), que arrecadaram produtos de higiene e beleza para a Casa Abrigo Canto de Dália, organização de acolhimento para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Aliado à iniciativa, também foram realizadas oficinas de estamparia de camisetas da campanha #AntesdetudoEuRespeito e de customização de uniformes escolares. As mais de 100 peças, que foram confeccionadas a partir de doações, agora serão destinadas para comunidades em situação de vulnerabilidade na cidade de Londrina.

Estudantes participaram de oficinas de estamparia e customização.

Quem também promoveu a arrecadação de bens foi o curso de Medicina Veterinária (CCA), que destinou os recursos aos animais afetados pelas inundações no Rio Grande do Sul. Através dos fundos obtidos no ciclo de palestras “Semana de Emergência em Pequenos Animais”, lecionado por docentes do Departamento de Clínicas Veterinárias, diversos animais em situação de risco conseguiram ser realocados e receber atenção necessária.

Com apoio da UEL, 30 animais afetados pela tragédia foram transportados para São Bernardo do Campo/SP, onde foram adotados.

As práticas solidárias promovidas por 29 cursos de graduação da UEL podem ser conferidas no site da Semana de Recepção aos Ingressantes da PROGRAD.

*Estagiário de Jornalismo da COM/UEL.

Leia também