Laboratório do Departamento de Física é credenciado como Centro de Inovação do Paraná

Laboratório do Departamento de Física é credenciado como Centro de Inovação do Paraná

Com o credenciamento, o laboratório se torna apto para receber apoio e recursos de incentivo e fomento científico e tecnológico.

O Laboratório de Filmes Finos e Materiais (Lab FILMAT), criado em 1993 no Departamento de Física da UEL, foi credenciado como um Centro de Inovação no âmbito da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná. Com o credenciamento, o laboratório se torna apto para receber apoio e recursos de incentivo e fomento científico e tecnológico. 

Coordenador das atividades desenvolvidas no espaço de pesquisa, o professor Alexandre Urbano foi responsável por pleitear o credenciamento do Lab FILMAT, no Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec). Neste processo seletivo, o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU/UEL) também foi credenciado, na categoria Centro de Inovação. Confira a lista completa de espaços credenciados.

Dentre as atividades desenvolvidas estão as relacionadas à pesquisa experimental em materiais, especialmente os preparados na forma de películas (filmes finos), com vistas para a aplicabilidade em áreas de interesse da indústria e da sociedade, mantendo forte colaboração científica com outros grupos e laboratórios de pesquisa da UEL e de universidades brasileiras e internacionais. 

O Lab FILMAT tem focado suas atividades no desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos relacionados a materiais de intercalação iônica (H+, Li+ e Na+), e mais especificamente nos assuntos: Eletrocromismo, fotocromismo e propriedades de filmes finos; Eletrodos de baterias de íons de lítio, sódio e prótons; Reciclagem de baterias de íons de lítio e de Ni-HM. 

SEPARTEC

O sistema está estruturado em três níveis de governança: no nível estratégico, com o Conselho Estadual de Parques Tecnológicos, presidido pelo governador, é composto por 40 entidades representativas do governo, das universidades, do setor produtivo empresarial, institutos de pesquisas e fomento; no nível tático gerencial, com o Grupo Técnico de Trabalho (GT/Permanente), como uma instância de apoio técnico e assessoramento ao conselho, responsável pela gerência dos trabalhos inerentes ao funcionamento do SEPARTEC, contando com a participação de mais de 60 técnicos especialistas em inovação; e no nível operacional, está amparado pela Secretaria Executiva, como uma estrutura responsável pela operacionalização das ações estratégicas

Leia também