Maratona Flauta e Fole realiza capacitação com foco na Filosofia Suzuki
Maratona Flauta e Fole realiza capacitação com foco na Filosofia Suzuki
Com programação entre os dias 8 e 10 de novembro, a etapa irá receber quatro professores visitantes e difundir a linguagem musical com apresentações gratuitasO Departamento de Música e Teatro (CECA) da Universidade Estadual de Londrina irá sediar, na tarde desta sexta-feira (8), a abertura da etapa de aulas e capacitações da VIII Maratona Flauta e Fole, evento que reúne flautistas, acordeonistas, famílias e interessados pelo ensino da flauta doce e do acordeom. Com programação entre os dias 8 e 10 de novembro, a etapa irá receber quatro professores residentes dos estados de São Paulo, Pará, Roraima, Paraná e do Distrito Federal, incluindo uma apresentação para pacientes do Hospital Evangélico de Londrina. A programação completa está disponível ao final da reportagem.
Conforme a educadora musical e coordenadora Luciana Schmidtt, a programação se desenvolverá por meio de aulas individuais ou em grupo para crianças, jovens e adultos; palestras de orientação aos pais dos estudantes e pelo assessoramento para professores que trabalham com um ou ambos os instrumentos, ou que atuam com a música nas escolas sobre a Filosofia Suzuki.
“O objetivo do encontro é proporcionar aos alunos refinamento musical, trocas de experiências entre eles e suas famílias, além de levar o conhecimento trabalhado na Maratona a locais públicos. Desta forma, promovendo o circuito musical com uma dinâmica que oportunize o despertar para um novo gosto musical e o desenvolvimento dos estudantes”, diz Luciana.
Dentre os locais que receberão apresentações está o Hospital Evangélico de Londrina, que será palco do encerramento desta etapa da VIII Maratona, na tarde deste domingo (10), a partir das 14h30.
Os professores convidados são o acordeonista Gabriel Levy (SP), os flautistas Rosana Garbin (DF) e Acácio Cardoso (PA), e a professora de prática em grupo e vivências musicais e palestrante Ilza Joly (SP). Também são convidados a palestrante Eunice Montanari (RR) e o pianista Gonçalo Rebelato (PR), e a VIII Maratona Flauta e Fole conta com direção musical de Miguel Santos.
Luciana explica que esta etapa é uma oportunidade para professores praticantes ou não da Filosofia Suzuki se aproximarem um pouco mais do tradicional método, criado para desenvolver o potencial inato de todas as crianças. “Professores não capacitados e interessados pelo Método Suzuki poderão observar as aulas e apresentações. Professores capacitados pelo Método Suzuki, mesmo que não sejam dos instrumentos de flauta doce e de acordeom, poderão observar e tocar durante toda a maratona. Outros profissionais da área da educação ou psicologia também poderão participar como observadores”, explica a coordenadora.
A Universidade Estadual de Londrina é parceira da Maratona Flauta e Fole, por meio do curso de música, tendo como professora responsável a docente do Departamento de Música e Teatro Helena Loureiro. O evento é uma realização do Ministério da Cultura e Flauta & Fole Estúdio Musical, e conta com o patrocínio do Grupo BTZ, Concrebras, Tamarana Tecnologia Ambiental, Unimed e Grupo Tietê.