Eventos acadêmicos integrados movimentam centenas de estudantes a partir desta segunda
Eventos acadêmicos integrados movimentam centenas de estudantes a partir desta segunda
A abertura oficial será a partir das 18h, no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB).Entre os dias 11 e 14 de novembro, a Universidade Estadual de Londrina irá intensificar a difusão de conhecimentos e experiências desenvolvidas em projetos de ensino, pesquisa e extensão, durante a programação de Eventos Acadêmicos Integrados – EAIC – 33º Encontro Anual de Iniciação Científica e EAIC Jr.; 13ª Por Extenso – Simpósio de Extensão da UEL e 7º Encontro Anual de Extensão Universitária; e VI Pró-Ensino – Mostra Anual de Atividades de Ensino da UEL. O credenciamento e abertura oficial serão na noite desta segunda-feira (11), a partir das 18h, no Anfiteatro Cyro Grossi (CCB), contando com a presença da reitora da UEL, Marta Favaro, servidores das pró-reitorias acadêmicas, docentes, alunos e convidados. Confira a programação completa neste endereço e ao final da reportagem.
Docente convidado para a conferência de abertura, o professor José Eduardo Santarem Segundo, da Universidade de São Paulo(USP), irá ministrar a conferência “Ensino, Pesquisa e Extensão: por que e para quem?”, às 20h. Livre docente em Informação e Tecnologia pela USP, ele é coordenador do Núcleo de Estudos em Web Semântica e Análise de Dados da instituição.
A conferência de abertura contará com mediação da professora do Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos da UEL, Adriana Lourenço Soares Russo, e do coordenador do Escritório de Apoio ao Pesquisador da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (ProPPG) e docente do Departamento de Agronomia, Claudemir Zucareli. Após a conferência, os participantes estão convidados a participarem de um momento de integração, que contará com apresentações culturais.
Participação ampliada
Com programação descentralizada nos oito centros de estudos sediados no Campus Universitário, o 33º EAIC – Encontro Anual de Iniciação Científica terá início na manhã desta terça-feira, às 8h. Os principais objetivos do evento são despertar a vocação científica e instigar a construção de um espírito crítico nos estudantes, principalmente naqueles que possuem bolsa de estudos de Iniciação Científica (IC), cuja exposição da pesquisa em desenvolvimento é obrigatória no encontro.
De acordo com a ProPPG, o EAIC deste ano irá reunir o maior número de trabalhos inscritos desde a sua criação, em 1988, superando em 11,7% o total de inscritos na edição do ano passado. Em 2024, o EAIC será espaço para a apresentação de 749 trabalhos científicos. Outros 53 trabalhos farão parte do EAIC Jr., braço do evento voltado para estudantes do Ensino Médio.
O professor Claudemir Zucareli, coordenador do 33º EAIC, destaca que o crescimento no número de participantes e resumos apresentados é motivo de muita satisfação para a PROPPG, uma vez que “reflete o comprometimento e seriedade do trabalho realizado para consolidação e ampliação das diferentes modalidades de Iniciação Científica na UEL, com ou sem concessão de bolsas, que contribuem para a formação dos estudantes”, avalia.
“É resultado da dedicação do comitê PROIC e da comissão organizadora do EAIC, sempre atentos às indicações e normativas das agências de fomento, primando pela transparência e coletividade na organização dos editais, qualidade dos projetos conduzidos, acompanhamento dos processos de desenvolvimento e finalização das Iniciações científicas”, conclui.
À noite, a partir das 19h, a programação desta terça-feira irá trazer mesa redonda com o tema “Inovações no Ensino, Pesquisa e Extensão: novas abordagens e ambientes colaborativos”. São convidadas para o debate as professoras Fernanda Graziella Cardoso e Amedea Barozzi Seabra, ambas da Universidade Federal do ABC (UNIABC), e Maria Anezilany Gomes do Nascimento, da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Trajetórias e possibilidades
Contando com 53 trabalhos inscritos, maior número dentre todas as edições, o EAIC Jr. irá reunir estudantes secundaristas a partir das 14h do dia 13 de novembro, no Anfiteatro Cyro Grossi. Antes do início das apresentações, às 16h, no Laboratório de Estudos de Pós-Graduação, os participantes poderão conferir duas palestras inspiradoras.
No primeiro momento, a professora Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão, docente dos programas de Pós-Graduação em Linguística e em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), irá provocar os estudantes a refletirem sobre as amplas possibilidades ofertadas no Ensino Superior, com a palestra “O que, além da titulação superior, uma formação universitária pode me oferecer?”. Em seguida, o egresso do curso de Agronomia da UEL Guilherme Patrick Esteves de Oliveira irá ministrar a palestra “Trajetória de um egresso de IC”.
Impacto social
Com o objetivo de colocar em evidência as ações extensionistas desenvolvidas sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), o 13º Por Extenso – Simpósio de Extensão da UEL registra 580 estudantes inscritos. Este grande grupo, informa a diretora de Eventos, Cultura e Relações com a Sociedade da UEL, Ana Luisa Boavista Lustosa Cavalcante, está envolvido em 380 projetos de extensão inscritos, e que impactam anualmente milhares de moradores de Londrina e região. As apresentações irão ocorrer no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), a partir das 8h30.
Com o tema “A extensão universitária e a inovação social – caminhos para a transformação social”, o 13º Por Extenso objetiva ser um espaço de discussão sobre as questões socioambientais, econômicas e culturais abraçadas pelas ações extensionistas no contexto da interação universidade-sociedade. Neste sentido, destaca a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade da UEL, Zilda Andrade, são ações que possuem aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
A programação da noite desta quarta-feira do Por Extenso irá convidar os participantes a refletirem sobre possibilidades para o “Financiamento da Extensão Universitária: articulações e perspectivas”. Os convidados da mesa redonda são a professora Maria Anezilany do Nascimento (UFC/Forproex) e o professor Rui Marques Elias (UENP/Proext-PR), com mediação da pró-reitora Zilda Andrade.
Pró-ensino
Organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Progad), o VI Pró-Ensino – Mostra Anual de Atividades de Ensino da UEL encerra a semana de eventos acadêmicos integrados, com atividades concentradas no dia 14 de novembro, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). O principal objetivo é dar destaque aos projetos de pesquisa em ensino, Programas de Formação Complementar, Residências Pedagógicas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Educação Tutorial (PET), Empresas Juniores e Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC).
Neste ano, informa o chefe da Divisão de Apoio Administrativo da Prograd, Fabiano Ferrari Ribeiro, o evento reunirá ao menos 202 estudantes de todas as áreas do conhecimento, divididos em oito grandes áreas: Arquitetura e Engenharias; Artes, Comunicação e Cultura; Ciências Agrárias; Ciências Exatas; Ciências Sociais Aplicadas; Direitos Humanos e Justiça; Educação; e Saúde. A participação dos estudantes se concretizará por meio de 133 trabalhos inscritos. A relação completa pode ser conferida neste endereço.