UEL sedia 1º Encontro de Transparência e Controle Social, nesta terça-feira (26)

UEL sedia 1º Encontro de Transparência e Controle Social, nesta terça-feira (26)

Evento discute novas perspectivas para uma governança mais participativa por meio de palestras e mesas-redondas.

O Anfiteatro Cyro Grossi será palco do 1º Encontro de Transparência e Controle Social, evento que reúne profissionais da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Prefeitura de Londrina, além de docentes da Universidade Estadual de Londrina, a fim de discutir, através de palestras e mesas-redondas, as novas perspectivas para uma governança mais participativa. O evento será nesta terça-feira (26), com a distribuição do material a partir das 8h, e o início das atividades, às 8h30.

Em sua primeira edição, a programação do encontro prevê três mesas-redondas, realizadas nos períodos matutino e vespertino. A primeira delas, que ocorre a partir das 10h45, tem como tema “Transparência e Ouvidoria no Estado do Paraná: Onde Estamos e Aonde Queremos Chegar”, e na parte da tarde, são discutidos “A Importância do TCE-PR na Gestão dos Recursos Públicos” e a “Implementação de Estratégias Concretas para a Disseminação da Cultura da Transparência e Controle Social”.

Dentre os nomes que compõem o evento, a Controladora-Geral do Estado do Paraná, Letícia Ferreira da Silva ministra a palestra “Atuação da CGE como fomentadora da Transparência e da Participação Social”. No mais, participam das mesas o Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Fábio Rosenfeld, o Coordenador de Transparência e Controle Social da Controladoria Geral do Estado do Paraná, Matheus Gruber e o Ouvidor Geral do Estado do Paraná, Yohhan Garcia de Souza.

Segundo o organizador do evento, professor e Agente de Transparência da UEL, Décio Sabbatini Barbosa, do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas (CCS), o encontro tem como objetivo principal a disseminação da cultura da Transparência e do Controle Social na utilização de recursos públicos, promovendo a consciência da importância do tema para a comunidade. Décio figura o grupo de mediadores das mesas-redondas, junto às professoras Mirelle Buzalaf e Sílvia Tacla.

O professor Décio Sabbatini Barbosa concedeu uma entrevista sobre o tema à TV UEL.

O início das atividades se dá às 8h30, com término às 17h30. O evento é gratuito e aos presentes será concedido um certificado de 8 horas de participação.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também