Neab recebe integrantes da UTFPR para capacitação e troca de experiências

Neab recebe integrantes da UTFPR para capacitação e troca de experiências

Objetivo foi promover trocas de experiências e de formação, para fortalecer os vínculos e as atividades de educação antirracistas

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UEL recepcionou na manhã
desta sexta-feira (29) os integrantes do Núcleo de Estudos Afro-
Brasileiros e Indígenas (Neabi) e estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Apucarana, como parte do “I Encontro dos Neabis e dos Coletivos de estudantes negros da UTFPR”. A atividade tem como objetivo promover um momento de trocas de experiências e de formação, para fortalecer os vínculos e as atividades de educação antirracistas já realizadas, incentivando novas ações.

Ao chegar na UEL, o grupo visitou a exposição “Diversidade Negra em Imagens: Faces da História”, instalada no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) da Universidade.

Em seguida, um momento de confraternização e troca de experiências entre alunos e professores das instituições foi realizado na sede do Neab.

Com a intenção de estruturar um núcleo focado em estudos afro-brasileiros para a UTFPR de Apucarana, a professora Amanda Crispim, egressa da UEL, foi recebida pela professora Marleide Perrude, coordenadora do Neab.

Integrantes do Neabi UTFPR e Neab UEL (Foto: Agência UEL)

Marleide explicou ao grupo sobre aspectos administrativos, desafios operacionais, práticas exitosas e estratégias para garantir a sustentabilidade e impacto das ações do núcleo, mostrando locais do Campus da UEL.

Professora da UTFPR Amanda Crispim
Coordenadora do NEAB UEL, Marleide Perrude

A programação do evento continuou no período da tarde em Apucarana,
quando foi realizada uma mesa redonda com a deputada federal Carol Dartora e os professores Marivânia Conceição de Araújo (Neab UEM), Marleide Perrude (Neab UEL), Ivo Queiroz (Neabi UTFPR) e Adevanir Aparecida de Pinheiro (UTFPR). O objetivo foi possibilitar um momento de aprendizado dos integrantes dos NEABIs e dos Coletivos de estudantes negros da UTFPR, por meio de trocas com professores e pesquisadores da área, que atuam em outras instituições de Ensino Superior e outros Núcleos do Brasil.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL

Leia também