Universidade marca presença no Festival Internacional de Inovação de Londrina
Universidade marca presença no Festival Internacional de Inovação de Londrina
Evento envolve palestras, workshops, painéis e exposições entre os dias 5 e 8 de dezembro.Desenvolvimento, tecnologia e empreendedorismo. Estes são alguns dos temas de destaque no Festival Internacional de Inovação de Londrina (FILL), evento do Ecossistema de Inovação de Londrina Estação 43 que reúne uma série de palestras, workshops, painéis de discussão e exposições temáticas no Parque Governador Ney Braga, entre os dias 5 e 8 de dezembro. A Universidade Estadual de Londrina marca presença em diferentes ocasiões do encontro, que é realizado a fim de propiciar o intercâmbio de ideias e oportunizar a formação de novas soluções para os campos produtivos e estratégicos.
Dentre as atividades previstas no decorrer dos quatro dias de evento, o corpo docente da UEL integra a discussão de diferentes temáticas relacionadas à inovação, como é o caso do professor do departamento de agronomia (CCA) Marcelo Giovanetti Canteri, que no dia 5 debate o uso da Inteligência Artificial no painel “IA no Agro – Tecnologias Emergentes e Impactos Reais”. Outro assunto abordado é a impressão 3D na Saúde, feito através do seminário “Tecnologia a Serviço da Saúde – Inovações que Transformam”, com participação do professor do departamento de Design (CECA) Cláudio Pereira de Sampaio e da docente Sonia Maria Fabris, do departamento de Fisioterapia (CCS).
No mais, a UEL também é representada no “Seminário das Instituições de Ensino Superior – Conexão Para a Inovação: Casos de Sucesso em P&D entre Academia e Mercado”. Durante a apresentação, o engenheiro químico Rodrigo Klaic analisa o caso do Frontier Control, produto defensivo agrícola desenvolvido em parceria entre a Universidade Estadual de Londrina e a empresa Simbiose Indústria e Comércio de Fertilizantes e Insumos Microbiológicos por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec).
Na sexta-feira (6), diversas autoridades estaduais são esperadas no evento, como a reitora da UEL, Marta Favaro, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, o secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Nelson Bona. Também devem comparecer o diretor técnico do SEBRAE/PR, Cesar Reinaldo Rissete, o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara, o professor Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária, e o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Fabio Hernandes.
A programação do dia 6 ainda prevê o lançamento do edital de seleção da segunda turma do Curso de Especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação, capacitação destinada a servidores e graduados de diversas áreas de conhecimento que trabalha na identificação de alternativas voltadas ao desenvolvimento de inovações e na implementação de sistemas de gestão do desenvolvimento.
Centros de Inovação
Anteriormente no ano de 2024, ambos o Laboratório de Filmes Finos e Materiais (Lab FILMAT) e o Hospital Universitário (HU/UEL), dois polos de desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina, foram reconhecidos pelo Governo do Paraná e credenciados como Centros de Inovação, título que constata a inovação tecnológica e contribuição com o avanço por parte dos espaços contemplados, colocando-os em posição estratégica na atração de investimentos e de recursos de incentivo. A nomeação dos órgãos da UEL será oficialmente reconhecida no FILL 2024 através da entrega solene dos certificados de credenciamento, que ocorre no segundo dia de evento.
A programação completa, participantes e demais informações sobre o encontro podem ser encontradas no site da Estação 43.
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.