UEL sedia eventos sobre uso medicinal, legislação e aplicações terapêuticas e industriais da Cannabis

UEL sedia eventos sobre uso medicinal, legislação e aplicações terapêuticas e industriais da Cannabis

Reunindo docentes, estudantes, pesquisadores, profissionais da saúde, representantes da indústria e associações, eventos têm o objetivo de afastar os estigmas associados à planta.

Com o objetivo de discutir, atualizar e ampliar o conhecimento sobre os marcos regulatórios, produção, uso medicinal e industrial, e potencialidades da Cannabis, a UEL realizará nos dias 5 e 6 de dezembro, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), o I Simpósio de Cannabis e o III Fórum Paranaense de Cannabis. Os eventos são organizados pelo projeto de extensão Práxis Itinerante (Departamento de Ciências Sociais) em conjunto com a Associação Cura em Flor, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (Abicann), Semear – Associação de Terapia e Harmonia Canábica e o Mandato Goura (PDT).

Os dois eventos serão realizados separadamente e são voltados para docentes, estudantes, pesquisadores, profissionais da saúde, representantes da indústria e associações, além do público geral interessado no tema, reunindo o objetivo de afastar os estigmas associados à planta.

I Simpósio de Cannabis

No primeiro dia do evento, às 9h, ocorrerá a palestra ministrada pelo professor Derly José Henriques da Silva, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que irá abordar conceitos e aplicações da cannabis e do cânhamo. Em seguida, uma mesa redonda com a participação de especialistas, incluindo Mariana German, diretora da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas, e Marilene da Silva Lima de Oliveira, representante da Associação Brasileira de Acesso à Cannabis Medicinal do Estado do Rio de Janeiro (Abrario), que irão discutir os preconceitos e estigmas da planta.

Na parte da tarde, duas mesas redondas serão realizadas: “Cannabis e suas inovações aplicadas à saúde”, às 13h45, com a participações de Fábio Costa (Abicann), Francisney Pinto (NAPI Cannabis PR), Fabiana Augusto Pereira e Gabriel Cabrerizo (Associação Maria Flor, de Marília-SP), e “Cannabis e Cânhamo: avanços e desafios nos marcos regulatórios”, às 15h40. A segunda mesa redonda do dia será ministrada por Ana Fábia Ferraz Martins, Diretora Jurídica da Abicann, Lucas Dantas e Aline Guerrato, advogados também vinculados à Associação Maria Flor.

O Simpósio chega ao fim com a palestra do médico de família e comunidades Márcio Rodrigues Alves, membro-fundador da Associação Cura em Flor de Apoio à Cannabis Medicinal, falando sobre a Cannabis na Saúde Pública.

O simpósio é gratuito e aberto ao público, mas para receber o certificado é necessária a inscrição até esta quarta-feira, por meio deste endereço.

III Fórum Paranaense de Cannabis

Nesta sexta feira, o III Fórum Paranaense de Cannabis tem início às 8h30 com uma mesa redonda de abertura, com a presença do vereador Mestre Madureira (PP), do vereador do município de Apucarana Thiago Cordeiro (PDT), da assessora parlamentar Isabela Perotti (Coordenadora do Núcleo de Projetos do mandato do deputado estadual Goura). Também são convidados do debate o vereador de Mandaguari Sidney da Silva, o Chiquinho (PSD), e Luiz Carlos (Piti) Hauer – Advogado, Presidente da Comissão de Política sobre Drogas da OAB-PR desde 2017, especialista em Dependência Química e Políticas Públicas e Direitos Sociais.

Às 9h30, quatro grupos de discussão serão definidos para que os participantes discutam sobre os temas definidos. A partir das 14 horas o fórum será retomado para a apresentação das discussões de cada grupo, seguida por uma plenária com a leitura das propostas de minutas e discussões e terá um encerramento, às 17 horas, com a leitura do documento final.

O fórum será aberto ao público, gratuito e sem necessidade de uma inscrição previa para participar.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também