Pesquisadores criam Comissão Consultiva em Resistência aos Antimicrobianos

Pesquisadores criam Comissão Consultiva em Resistência aos Antimicrobianos

Dois pesquisadores da UEL participaram da reunião que oficializou a Comissão Consultiva, o professor Ulisses de Pádua (CCA) e a professora Renata Kobayashi (CCB)

Pesquisadores que trabalham no controle de antimicrobianos (substâncias químicas que matam ou inibem o crescimento de microrganismos, como bactérias, fungos e outros) formalizaram esta semana a Comissão Colaborativa Consultiva em Resistência aos Antimicrobianos (COC-RAM), que tem o objetivo de reunir e difundir informações e experiências, integrando a academia, profissionais e empresas que trabalham com aves, peixes e suínos. A comissão foi instituída na última segunda-feira (16), no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEL, ao final do I Simpósio Internacional de Resistência aos Antimicrobianos: Medicina Veterinária e Saúde Única (I SIRAM).

Segundo o professor de Microbiologia Veterinária, diretor do Hospital Veterinário (HV) da UEL, Ulisses de Pádua Pereira, a iniciativa vai integrar esforços e compartilhar resultados de estudos realizados por pesquisadores e profissionais de diferentes áreas do Brasil e exterior. Outro objetivo da comissão é uniformizar protocolos e debater ações sobre monitoramento dos mecanismos de resistência aos antimicrobianos.

Pelo menos dois pesquisadores da UEL participaram da reunião que oficializou a Comissão Consultiva, o professor Ulisses e a professora Renata Kobayashi, do Laboratório de Bacteriologia Básica e Aplicada, do Centro de Ciências Biológicas (CCB).

Comissão reúne pesquisadores e profissionais e debaterá ações para o monitoramento dos mecanismos de resistência aos antimicrobianos. (Foto: arquivo pessoal).

Siram

O Simpósio realizado neste final de semana reuniu mais 80 pesquisadores da Guatemala, Chile, Colômbia e de vários estados brasileiros. Durante o evento foram apresentados 34 resumos de trabalhos científicos e dois minicursos sobre a área. Ainda segundo o professor Ulisses, o evento inédito debateu um tema que representa um desafio de impacto global, tanto para a saúde humana quanto animal – a resistência bacteriana aos antimicrobianos.

Durante três dias, os pesquisadores discutiram métodos de controle da dispersão de bactérias resistentes na produção animal, considerando o contexto de saúde única e para a saúde do plantel. O simpósio foi realizado de 7 a 9 de dezembro, no auditório da Universidade Anhanguera, na Gleba Palhano, uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da UEL.  

Leia também