Matemática, direito e literatura chinesa são destaque entre livros mais emprestados nas bibliotecas da UEL
Matemática, direito e literatura chinesa são destaque entre livros mais emprestados nas bibliotecas da UEL
Dados do Sistema de Bibliotecas da UEL mostram os títulos mais procurados do acervo.Entre corredores cheios de livros e espaços para estudo, a comunidade universitária frequenta as bibliotecas da UEL para ler, pesquisar, estudar e pegar livros emprestados. O Sistema de Bibliotecas conta com um extenso acervo de livros, periódicos, teses e outros materiais de diversas áreas do conhecimento. Em 2024, os títulos com maior número de empréstimos foram livros didáticos das áreas de Direito e Matemática. Algumas obras literárias também fizeram sucesso entre os frequentadores das bibliotecas, dando uma volta ao mundo com livros de países como China, Rússia e Brasil.
O título literário mais emprestado neste ano foi “A dream of red mansions” (traduzido para “O sonho da câmara vermelha”), romance chinês escrito por Cao Xuqein no século XVIII, durante a Dinastia Qing. A obra narra a história de uma família nobre, trazendo tragédia, romance e um retrato da sociedade chinesa da época. De acordo com o Sistema de Bibliotecas com base nas informações registradas pelo software que contabiliza os empréstimos, esse livro foi emprestado 52 vezes em 2024.
O número de empréstimos de cada título abrange tanto quando pessoas diferentes solicitam o livro emprestado quanto quando uma mesma pessoa empresta mais de uma vez ou renova o empréstimo. Além disso, alguns títulos têm mais de um exemplar disponível no acervo. O responsável por fazer o levantamento desses dados foi o bibliotecário Osny Francisco Terciotti.
O segundo livro mais emprestado na categoria literatura foi “A Morte de Ivan Ilitch”, do escritor russo Leon Tolstoi, com 49 empréstimos. Em terceiro lugar, com 46 empréstimos, empataram os livros “O Idiota”, de Fiodor Dostoiévski, “Poética”, de Aristóteles, e “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar.
Em seguida, com 45 empréstimos, estão “Torto Arado”, livro de Itamar Vieira Júnior que compôs a lista de obras do Vestibular UEL 2025, “O que a gente aprende competindo”, de Wilton Carlos Santana, “A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rebelais”, de Mikhail Bakhtin, e “Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura”, de Walter Benjamin. Em quinto lugar ficaram “Obra completa” de Fiodor Dostoiévski, “Crônicas de Indias: antologia”, de Mercedes Serna, e “O vermelho e o negro”, de Stendhal.
Literatura técnico-científica
Já entre os livros didáticos, os números são maiores. O livro mais emprestado dentre esse grupo foi “Cálculo”, de James Stewart, com 529 empréstimos. O número considera empréstimos de mais de um exemplar de um mesmo livro. Logo em seguida vem “Fundamentos de Física”, de David Halliday, Robert Resnick e Jearl Walker, com 456 empréstimos. E em terceiro, com 453, está “Lições preliminares de Direito”, de Miguel Reale. Depois dele vem o livro “Cálculo”, de George B. Thomas, Joel Hass, Maurice D. Weir, emprestado 416. E o quinto colocado é “Curso de Direito Processual Civil”, de Humberto Theodoro Júnior, com 401 empréstimos.
Esses títulos fazem parte da Biblioteca Central (BC) ou da Biblioteca Setorial de Ciências Humanas (BSCH). O Sistema de Bibliotecas da UEL também abrange a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde e a Biblioteca Setorial do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos.
Segundo dados de outubro de 2024, o acervo das bibliotecas conta com 201.350 títulos diferentes de livros, teses e folhetos, e 330.948 exemplares, considerando que um mesmo título pode ter mais de um exemplar. Já na seção de periódicos, são 352.126 números de 4.214 títulos diferentes.
*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL;