NDPH convida para o lançamento de obra sobre migrações de retorno do Brasil à Alemanha sob o Nazismo

NDPH convida para o lançamento de obra sobre migrações de retorno do Brasil à Alemanha sob o Nazismo

"Retorno à Pátria Alemã", da historiadora e docente Méri Frotscher, será lançada na noite desta sexta-feira (21), às 19h30, no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) da UEL.

Explorar como se configura o processo de retorno dos imigrantes alemães residentes no Brasil, com foco temporal no período entre o início da política de nacionalização das populações estrangeiras e repressão aos partidos políticos estrangeiros no Brasil, a partir do início de 1938, e o começo da Segunda Guerra Mundial, em setembro de 1939. Este é objetivo da obra “Retorno à Pátria Alemã – Migrações de retorno do Brasil à Alemanha sob o Nazismo”, da historiadora e docente Méri Frotscher, que será lançada na noite desta sexta-feira (21), às 19h30, na Sala de Consulentes do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) da UEL. 

Como lembra o professor Stefan Rinke (Universidade de Berlim), quem assina o prefácio do livro, enquanto os judeus alemães e os opositores do regime nazista tiveram de fugir da Alemanha, a ascensão do nacional-socialismo provocou euforia mundial entre muitos emigrantes alemães no estrangeiro. Muitos dos que haviam emigrado recentemente do Reich alemão ou que viraram as costas à Alemanha por rejeitarem a República de Weimar decidiram regressar para participar na construção do “Terceiro Reich” (1933-1945), período marcado pelo extermínio de milhões de judeus em campos de concentração a mando do partido nazista.

O foco da obra, ressalta Rinke, está na forma como a propaganda política e as condições sociais em ambos os países influenciaram o processo de regresso. “Muitos retornados esperavam melhores condições de vida, motivados pela propaganda nacional-socialista. A análise considera tanto as políticas estatais como as histórias de vida individuais para compor uma imagem abrangente dessa migração”, diz.

Neste sentido, a obra ganha importância ao trazer amplo e variado conjunto documental, trajetórias de vida, cartas e outras narrativas autobiográficas escritas pelos próprios retornados, além de entrevistas de História Oral, fotografias, estatísticas, entre outros conjuntos documentais. “Retorno à Pátria Alemã” ainda conta com documentação das representações diplomáticas do governo alemão no Brasil e da Organização para o Exterior do NSDAP (sigla em alemão para Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, nome oficial do partido nazista). 

Lançado pela editora Acervus, “Retorno à Pátria Alemã” revela o trabalho da autora, que é professora associada do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Méri Frotscher é Doutora em História Cultural (2003) pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (2003), com estágio doutoral na Katholische Universität Eichstätt, Alemanha (Instituto de Estudos da América Latina) entre novembro de 2000 e março de 2002 (Bolsa CAPES). Entre 2010 e 2011 realizou estágio pós-doutoral na Freie Universität Berlin, Instituto da América Latina (Bolsa CAPES). 

“Retorno à Pátria Alemã – Migrações de retorno do Brasil à Alemanha sob o Nazismo” pode ser lido e baixado em versão e-book, gratuitamente por meio deste endereço.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.