Curso de Psicologia da UEL recebe instrumentos didáticos de avaliação

Curso de Psicologia da UEL recebe instrumentos didáticos de avaliação

Os três exemplares dos dez diferentes testes doados poderão ser usados nas disciplinas de Avaliação Psicológica I e II e em estágios da área

O Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebeu no último mês, 30 exemplares de testes psicológicos doados pela Editora Vetor. A doação ocorreu por meio de uma solicitação do Departamento ao professor e autor dos testes, Fabian Rueda, que fez a mediação entre a universidade e a editora.

Rueda é mestre e doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF) e sócio fundador e presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia (ABECiPsi). Além disso, o professor foi conselheiro do Conselho Federal de Psicologia (CFP) de 2017 a 2020 e coordenador do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) de 2017 a 2019. Rueda é autor de mais de quinze testes psicológicos, dos quais dez integraram a doação realizada à universidade.

Além da doação, a editora também oportunizou a vinda do autor até a universidade para uma aula no Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI-UEL) e um curso aos discentes vinculados ao Laboratório de Avaliação e Pesquisa Psicológica, coordenado pela professora Katya Luciane de Oliveira. Na ocasião, ele ministrou palestra na disciplina “Psicodiagnóstico e Intervenções Clínicas”, e realizou a capacitação concernente à aplicação de testes psicológicos com a equipe de discentes de Psicologia. 

Professora Katya Luciane de Oliveira recebeu o professor Fabian Rueda. (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com com professora e chefe do Departamento de Psicologia e Psicanálise, Maíra Bonafé Sei, a doação dos instrumentos didáticos ajudarão não apenas no aperfeiçoamento do conhecimento técnico dos estudantes mas também na aplicação desses materiais no diagnóstico e tratamento de pacientes da Clínica de Psicologia da UEL.

“Esses instrumentais irão dar uma amplitude tanto no conhecimento dos estudantes, quanto na aplicação prática desses materiais em pacientes da clínica psicológica da UEL. Esses testes auxiliam na construção das informações em um processo de avaliação psicológica, averiguando aspectos da atenção, memória, habilidade de resolução de problemas, dentre outras habilidades que surgem em contextos clínicos, trânsito, organizações, escola, dentre outros”, explica a professora.

(Foto: Acervo pessoal).
(Foto: Acervo pessoal).

(*Estagiária de Jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social).

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.