Nove cursos da UEL se destacaram com nota máxima no Enade 2023
Nove cursos da UEL se destacaram com nota máxima no Enade 2023
Exame é um dos principais instrumentos de avaliação da educação superior, sendo aplicado periodicamente aos estudantes concluintesA UEL teve nove cursos de graduação avaliados com nota 5 e outros quatro com conceito 4, de acordo com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023, divulgado no dia 11 de abril, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). O Exame Nacional é um dos principais instrumentos de avaliação da qualidade da educação superior, aplicado periodicamente aos estudantes concluintes. Os resultados subsidiam indicadores para avaliar os cursos e as instituições de Ensino Superior.
Foram avaliados com conceito máximo os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Nutrição. Já os cursos de Engenharia Elétrica, Medicina, Odontologia, Zootecnia obtiveram nota 4. As provas do Enade foram aplicadas em novembro passado.
Para o Diretor de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) da UEL, professor Alexandre Urbano, o desempenho dos cursos avaliados ano passado pode ser considerado bastante bom, acima da média nacional. Segundo ele, o resultado serve ainda como parâmetro para a Universidade buscar elementos para melhorar o desempenho da graduação.
Ele afirmou que o curso de Nutrição obteve grande destaque, com o maior Conceito Enade contínuo (4,62), evidenciando não apenas ótimo desempenho nas provas, mas também forte valor agregado no processo formativo. Já os cursos de Fisioterapia (4,36) e Medicina Veterinária (4,28), atingiram notas elevadas tanto na Formação Geral quanto no Componente Específico. Além disso, esses três cursos também se destacaram nos demais indicadores (IDD e CPC), reafirmando a consistência de qualidade.
Cursos como Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina Veterinária demonstraram excelência contínua, com alto desempenho em todos os indicadores avaliados (Enade, IDD e CPC). “Por tudo isso a Universidade apresentou excelente desempenho no ciclo de avaliação de 2023, se consolidando como uma das instituições públicas estaduais de maior qualidade no Brasil”, destacou o diretor.
