Grupo de adolescentes acolhidos em Casas Lares participam de imersão na UEL
Grupo de adolescentes acolhidos em Casas Lares participam de imersão na UEL
Visita foi iniciativa da equipe do projeto de extensão Centro de Ciências da Saúde (CCS) como agente de transformação socialUm grupo de 11 adolescentes acolhidos nas Casas Lares mantidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina participaram nesta sexta-feira (25) de uma atividade de imersão para conhecer parte da infraestrutura de ensino e de pesquisa da UEL. A visita foi iniciativa da equipe do projeto de extensão “Centro de Ciências da Saúde (CCS) como agente de transformação para pessoas em situação de rua” que reúne cerca de 30 professores e quase 150 estudantes de cursos de saúde e da área biológicas.

Pela manhã os adolescentes conheceram o Museu de Zoologia e o Museu de Anatomia, no Centro de Ciências Biológicas. O grupo almoçou no Restaurante Universitário (RU) e, no início da tarde, participou de visita ao Serviço de Bem-estar à Comunidade (SEBEC) para se inteirar sobre os serviços de apoio direcionados aos estudantes como Moradia Estudantil e as políticas de permanência.
Segundo a diretora do CCS, professora Andrea Name, o projeto de extensão está organizado em eixos disponibilizando atendimento nas várias áreas como saúde bucal, autocuidado e higiene, saúde mental, prevenção de doenças, atividades físicas e atendimento à comunidade Trans. A equipe de professores e alunos também orienta os participantes acerca de doenças comuns que afetam a população brasileira como os vários tipos de cânceres, até o fortalecimento emocional e a dependência de drogas.
Ainda de acordo com a professora Andrea, o projeto consegue bons resultados pelo caráter multidisciplinar envolvendo 37 docentes cadastrados de oito cursos das áreas da saúde e biológicas como Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina, Enfermagem, além de Psicologia e da Biomedicina. Estão envolvidos ainda 142 alunos de graduação e nove de pós-graduação.

Além da diretora do CCS, participaram da atividade nesta sexta-feira a professora Maria Luiza Iwakura (Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil), a vice-diretora do CCS, Carrie Chueiri Ramos Galvan (Departamento de Fisioterapia) e estudantes que integram a equipe do projeto. Na parte da tarde os adolescentes ainda visitaram os estúdios da Rádio UEL e Laboratórios do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) onde são desenvolvidos projetos acadêmicos das áreas de Educação, Design e Artes Visuais.
O grupo estava acompanhado pelas psicólogas Raíssa Souza e Nayara Gonçalves, além da Assistente Social, Keylla Oliveira, que atuam no Ministério Missão e Adoração (MMA), entidade credenciada pela prefeitura para o atendimento a crianças e adolescentes acolhidos. Elas explicaram que a visita ao Campus amplia possibilidades para estes adolescentes, apresentando uma alternativa para o futuro. O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Ação Social busca proporcionar condições para que estes adolescentes tenham independência e autonomia.