XXIII Semana Nacional dos Museus inicia nesta segunda-feira (12) 

XXIII Semana Nacional dos Museus inicia nesta segunda-feira (12) 

Em Londrina as atividades serão realizadas no Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52) e no Museu da Sociedade Rural do Paraná (Parque Governador Ney Braga - Avenida Tiradentes, 6275).

“O Futuro dos Museus em comunidades em rápida transformação”. Este é o tema da 23ª Semana Nacional dos Museus, que terá início nesta segunda-feira (12) apresentando ações e atividades em diferentes espaços de Londrina e todo o País. Sob coordenação geral do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana é realizada anualmente em maio, próximo do Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18.

Em Londrina as atividades serão realizadas no Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52) e no Museu da Sociedade Rural do Paraná (Parque Governador Ney Braga – Avenida Tiradentes, 6275), e envolvem também o Museu de Arte de Londrina, Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss e o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica – NDPH, vinculado ao Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da UEL. 

Na UEL, os museus de Zoologia e Anatomia estarão abertos para o público no dia 16 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h, sem necessidade de agendamento. Os visitantes do Museu de Zoologia poderão conferir a exposição “Os animais e suas peculiaridades”.  

O evento nacional, destaca a diretora do Museu Histórico de Londrina, Ediméia Aparecida Ribeiro, tem o objetivo de apresentar uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa. 

Este importante papel de preservação da memória, avalia Ediméia, se torna fundamental diante da principal característica dos tempos atuais: a efemeridade. “Vivemos em um mundo em que tudo é muito efêmero. As próprias fotografias já não revelamos mais, e uma hora ou outra isso pode desaparecer. Se considerarmos isso, penso que a importância dos museus é a de preservação da memória de um povo, de uma raça, etnia, cidadãos”, avalia. 

Neste sentido, a programação em Londrina terá início no dia 12 pelo lançamento do vídeo institucional “O Museu Histórico conta a sua história: comunicando acervos diversos em perspectiva histórica”, no canal do Youtube do Museu Histórico de Londrina

Confira a programação completa. 

Museu Histórico de Londrina 

Edimeia também lembra que a 23ª Semana Nacional dos Museus é realizada em um momento muito especial para o Museu Histórico de Londrina, que atravessa uma importante revitalização de suas instalações e permanece fechado para visitação. As obras foram iniciadas em agosto do ano passado e estão sendo custeadas com recursos do Fundo Paraná, da ordem de R$ 1,5 milhão, visando contemplar todas as instalações elétricas, a substituição da rede de fiação, de pontos de distribuição de energia, circuitos, caixas de passagem, condutores, entre outros equipamento. 

De acordo com a diretora, as obras estão avançando conforme o cronograma e espaços do primeiro e segunda andar, como secretaria, banheiros, biblioteca, salas da administração e sala do acervo audiovisual – onde ficam fotografias e negativos – devem ser entregues até o início de junho. A expectativa de conclusão das obras é o final do mês de novembro, com vistas para o aniversário de Londrina e a retomada da visitação por moradores e turistas. 

“Passam pelo museu moradores de 30 a 32 países diferentes por ano, é um museu muito visitado, o terceiro mais visitado do Paraná e o maior do estado em termos de dimensão e itens documentais”, destaca a diretora. 

Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. (Foto: Ernesto Reghran).

Com acervo composto por mais de 1,3 milhão de itens, desde documentos, arquivos em áudio, 3D, o Museu Histórico de Londrina ainda conta com cenários de residências e estabelecimentos dos primeiros habitantes, e exibe objetos e mobiliários de modo que os visitantes possam se reconhecer e se conectar com o passado de Londrina e do Norte do Paraná.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.