“Atleta da Matemática” participa de competição internacional na Bulgária
“Atleta da Matemática” participa de competição internacional na Bulgária
Em agosto passado estudante foi premiado com Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), etapa para participar da IMC.O estudante do 4º ano de Bacharelado em Matemática da UEL, Rodrigo Damasceno Ranea Orlando, foi classificado para a International Mathematics Competition for University Students (IMC), que será realizada de 28 de julho a 3 de agosto, em Blagoevgrad, na Bulgária, reunindo cerca de 500 universitários de vários países. A confirmação da participação do estudante, que será o único de uma universidade paranaense na disputa, ocorreu na semana passada após o Conselho de Administração (CA) da UEL aprovar recursos para custear as despesas da viagem.
Os conselheiros analisaram um detalhado processo que incluía um relato sobre a trajetória acadêmica do estudante. Com apenas 20 anos, Rodrigo coleciona feitos importantes. Em agosto passado ele foi premiado com Menção Honrosa na 46ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), nível universitário, que é etapa de seleção para participar da IMC.

Como aluno do curso de Matemática, ele mantém 9,7 de média no histórico escolar, nota considerada alta para os padrões de um curso reconhecido como desafiador, já que trata de um conteúdo que exige capacidade de abstração e raciocínio lógico. Além de estudante brilhante, Rodrigo é tutor do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-Privadas (OBMEP), projeto coordenado pela professora Ana Lúcia da Silva, do Departamento de Matemática.
A solicitação ao CA da UEL foi feita pela professora Ana Lúcia, juntamente com o também professor do Departamento, Paulo Liboni, atual Diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista, da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex). “A Universidade será representada em uma disputa internacional, de alto nível. Da região Sul são apenas três classificados e do Paraná, somente ele. Isso demonstra a capacidade do estudante, altamente qualificado e premiado”, atestam os dois professores.
Eles acrescentam ainda que a participação do aluno na competição, que reúne os destaques da Matemática mundial, representa um feito inédito para a Universidade e que comprova a qualidade e a excelência do curso.
Treinamento
A rotina de estudos de Rodrigo inclui participação diária nas aulas da graduação, pela manhã, e até 10 horas de dedicação a exercícios matemáticos no restante do dia. Esse é o treinamento para um “atleta” da matemática. O preparo é importante para aprimorar habilidades para solução de problemas com conteúdo de álgebra, teoria dos números, geometria e análise real.
Segundo ele, a prova representa um desafio até mesmo para quem se prepara. São dois dias de disputa, com cinco horas cada para resolver uma prova com cinco questões. Do Brasil, as equipes selecionadas são de Universidades reconhecidas como FGV do Rio de Janeiro, UFRJ, ITA, USP, UFMG e UFCE, além da UEL.
Questionado sobre as chances de um resultado positivo na disputa, Rodrigo conta que está preparado e que viaja com a expectativa de fazer uma boa participação. Ele adianta que a prova deverá trazer exercícios inéditos, elaborados por matemáticos medalhistas em competições internacionais.
Como treinamento ele refaz provas de competições anteriores e utiliza o livro Putnam and Beyond (Razvan Gelca e Titu Andreescu), que reúne quase 900 exercícios resolvidos recomendados para interessados em problemas matemáticos complexos, com questões aplicadas nas Olimpíadas dos Estados Unidos e Canadá.
