Voltada para mulheres cis e trans, oficina “Escrita e Cura” está com inscrições abertas

Voltada para mulheres cis e trans, oficina “Escrita e Cura” está com inscrições abertas

As oficinas serão no CLCH, com encontros nos dias 19, 21, 26 e 28 de maio e 2 e 4 de junho, sempre às segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h30.

A última edição presencial da oficina “Escrita e Cura” de 2025 será realizada na UEL com participação gratuita. A oficina de criação literária voltada para mulheres, ministrada por Layse Barnabé de Moraes e patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), acontecerá na Universidade Estadual de Londrina, onde o projeto teve início, já que a ideia das oficinas nasceu da pesquisa de doutorado de Layse Barnabé de Moraes, defendida no Programa de Pós-graduação em Letras, em 2022. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio deste endereço. As vagas são limitadas.

As oficinas serão no Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL, com encontros nos dias 19, 21, 26 e 28 de maio e 2 e 4 de junho, sempre às segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h30. A atividade é gratuita e exclusiva para mulheres (cis e trans), com vagas prioritárias para o público interno da universidade (alunas, professoras e funcionárias). Caso não sejam totalmente preenchidas, as vagas serão remanejadas para o público externo que realizar a inscrição.

Divulgação.

Mais do que uma oficina de escrita, Escrita e Cura propõe um espaço de escuta, elaboração e criação. A partir da literatura escrita por mulheres, as participantes serão convidadas a refletir sobre os temas ali trabalhados e a transformar suas experiências, reais ou ficcionais, em palavra escrita.

“A cura aqui não é vista como fim, mas como travessia. É a escrita como possibilidade de cuidado, transformação e responsabilidade com as próprias histórias, sejam elas reais ou inventadas”, afirma Layse. Inspirada por autoras como Virginia Woolf e Audre Lorde, a oficina parte do princípio de que a palavra é um direito — e escrever, um ato de resistência.

Layse Barnabé de Moraes

É jornalista, mestra em Estudos Literários e doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. Em sua pesquisa mais recente, estudou a poética da cura na literatura contemporânea escrita por mulheres.

Layse Barnabé de Moraes é jornalista, escritora, mestra em Estudos Literários e doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. (Foto: João Ricardo Almada).

Publicou textos literários e artigos em antologias, jornais e revistas. É autora do e-book Pequeno manual de escrita afetivaorganizadora do e-book Uma vontade enorme de gritar e em 2023 lançou seu primeiro livro de poesia, Molhados & Escorregadios.

Desde 2015 ministra oficinas de escrita, com destaque para o projeto Escrita e cura: oficinas de criação literária para mulheres.  

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.