Padre pioneiro, egresso da UEL, será homenageado com título de Doutor Honoris Causa
Padre pioneiro, egresso da UEL, será homenageado com título de Doutor Honoris Causa
Homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário a partir de solicitação do CCS considerando a contribuição do padre em prol da saúde e bem-estar.Ex-aluno de Serviço Social da UEL e reconhecido pelo trabalho desenvolvido à frente da Associação Filantrópica Humanitas (Hospital Humanitas), de São Jerônimo da Serra, o padre Haruo Sasaki será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa – distinção máxima concedida pela Universidade a pessoas que se destacam. O título será concedido durante cerimônia do Conselho Universitário (CU) da UEL marcada para esta sexta-feira (16), a partir das 19 horas, na Sala dos Conselhos, no Campus Universitário.
A homenagem foi aprovada pelo CU a partir de uma solicitação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL, por meio do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas, considerando a contribuição do padre em prol da saúde e bem-estar de pacientes portadores de hanseníase.
Trajetória
Sensibilizado com a pobreza, preconceito e falta de recursos para tratamento dos pacientes com hanseníase, Padre Haruo funda em 1977 a Associação Filantrópica Humanitas, em um terreno de 30 alqueires, na área rural de São Jerônimo. Hoje o hospital oferece assistência especializada e gratuita na área dermatológica.
Ao longo dos anos, a entidade recebeu apoio de inúmeras lideranças e profissionais, incluindo o médico dermatologista, Mauro Filgueiras Mendes, de Londrina. Desde a fundação, a entidade contabiliza milhares de atendimentos gratuitos (média mensal 1,2 mil pacientes) de 80 municípios do Norte do Paraná. O hospital é precursor do desenvolvimento científico para o tratamento de doenças dermatológicas.

(Foto: Acervo pessoal).
Além desse trabalho, o homenageado contribuiu para criação da Casa Familiar Rural Padre Haruo Sasaki – destinada à formação agropecuária de jovens que moram na zona rural de São Jerônimo. Em que pese todo o trabalho como pároco e atividades assistenciais, padre Haruo cursou Serviço Social na UEL na década de 1980 com o intuito de buscar conhecimentos que agregassem para sua obra social.
Atualmente aos 93 anos, padre Haruo está aposentado, residindo em Curitiba. Na cerimônia de homenagem ele será representado pelo médico londrinense, Mauro Filgueiras Mendes, colaborador voluntário do Hospital Humanitas.