Assembleia Legislativa do Paraná homenageia enfermeiras e professoras do HU e do CCS

Assembleia Legislativa do Paraná homenageia enfermeiras e professoras do HU e do CCS

O reconhecimento ocorreu no plenário da ALEP, durante a sessão solene alusiva a Semana da Enfermagem, celebrada entre os dias 12 e 20 de maio.

Quatro nomes da enfermagem da comunidade HU-CCS receberam, na última sexta-feira (23), Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) pela dedicação e excelência no trabalho desenvolvido em prol da Enfermagem. O reconhecimento ocorreu no plenário da ALEP, durante a sessão solene promovida pela deputada Márcia Huçulak alusiva a Semana da Enfermagem, celebrada entre os dias 12 e 20 de maio.

Com o tema: “Enfermagem: força do cuidado, compromisso com a vida”, a sessão solene teve por objetivo a promoção da valorização e do reconhecimento profissional e homenageou, ao todo, 40 profissionais de Enfermagem de todo estado, com atuação destacada nas áreas e contribuições à saúde.

As Homenageadas

Ana Irma Rodrigues, enfermeira e docente aposentada em 1995, é pioneira do HU e uma das fundadoras do Curso de Enfermagem da UEL. Graduou-se na Escola de Enfermagem Madre Léonie, da Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. Retornou a Londrina em 1963. Como uma das primeiras enfermeiras formadas do norte do Paraná, fez especialização e Mestrado na USP e atuou em diversas instituições na assistência, gestão e docência.

Ana Irma Rodrigues. (Foto: Marco Corbanez/HU).

Marcou história participando do primeiro transplante de rim do Paraná, realizado no HU, em 1973. Com trajetória extensa, tem destacada atuação a favor da humanização dos serviços prestados aos pacientes e pelo reconhecimento da profissão.

Márcia Maria Benevenuto de Oliveira, docente aposentada do Curso de Enfermagem, foi uma das fundadoras do Banco de Leite Humano (BLH) do HU, onde atuou como coordenadora. Em 2010, foi homenageada pelo Estado do Paraná pela sua atuação na Presidência da Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano, mesmo ano em que participou, como representante da Região Sul, da Comissão Nacional de Banco de Leite Humano.

Desenvolveu extensa atividade de pesquisa, formação e gestão nas áreas de Enfermagem Pediátrica, com ênfase em aleitamento materno. Atuou como consultora pela Fundação Osvaldo Cruz para a implementação de Bancos de Leite Humano em diversos países da América Latina e do Caribe.

Márcia Maria Benevenuto de Oliveira. (Foto: Corbanez/HU).

Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad atuou como professora do Departamento de Enfermagem da UEL entre 1978 e 2019, quando se aposentou. Atualmente, é professora sênior no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF-UEL), líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gerenciamento de Serviços de Enfermagem (NEPGESE), membro do Comitê Técnico da Certificação da Qualidade (CTCQ), do Conselho Federal de Enfermagem, e compõe o corpo editorial da Revista Enfermagem em Foco, do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad atuou como professora do Departamento de Enfermagem da UEL entre 1978 e 2019. (Foto: Marco Corbanez/HU).

Como docente, lecionou em diversas universidades, contribuindo para a formação de muitos profissionais, desenvolveu e orientou pesquisas, publicando uma vasta bibliografia, sobre diabetes, saúde do trabalhador e gerenciamento dos serviços de enfermagem. Esta homenagem celebra sua trajetória de compromisso e excelência com a Enfermagem, a pesquisa e a formação de profissionais.

Como docente, lecionou em diversas universidades, contribuindo para a formação de muitos profissionais, desenvolveu e orientou pesquisas, publicando uma vasta bibliografia, sobre diabetes, saúde do trabalhador e gerenciamento dos serviços de enfermagem. Esta homenagem celebra sua trajetória de compromisso e excelência com a Enfermagem, a pesquisa e a formação de profissionais.

A atual secretária municipal de Saúde de Londrina e ex-superintendente do HU, Vivian Biazon El Reda Feijó, foi uma das homenageadas. (Foto: Marco Corbanez/HU).

Vivian Biazon El Reda Feijó, ex-superintendente do HU entre 2018 e 2025, atualmente, secretária de Saúde de Londrina. Servidora desde 1999, atuou como enfermeira assistencial e gestora de diversas unidades do Hospital Universitário. Como Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa na Gestão de Serviços de enfermagem (NEPGESE), desenvolveu pesquisas em gestão de serviços de saúde, projetos e processos de trabalho.

À frente do HU, promoveu o fortalecimento institucional, parcerias e estímulo à cultura de inovação, mantendo a excelência e o compromisso da instituição na assistência à saúde.

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.