Parceria entre UEL e SEBRAE possibilitará criação de startups por estudantes

Parceria entre UEL e SEBRAE possibilitará criação de startups por estudantes

Startup Garage Talk será dia 15, às 19 horas, com o tema “Startup na Prática”. Inscrições abertas para equipes de estudantes.

José de Arimathéia

Agência UEL


A Agência de Inovação Tecnológica da UEL (AINTEC), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realiza no próximo dia 15, às 19 horas, a abertura da primeira edição do evento online Startup Garage Talk, com o tema “Startup na Prática”. Os convidados serão Eduardo Ribeiro, consultor do SEBRAE/PR e especialista em startups, e Renan Salvador, cofundador da startup Trace Pack.

O programa Startup Garage é uma iniciativa pioneira do SEBRAE, criada a partir da ideia do papel fundamental das instituições de ensino superior no desenvolvimento de todo um “ecossistema” de startups, daí levar o conceito até as universidades, vistas como um “celeiro de negócios”. A expectativa é, assim, qualificar ainda mais a mão de obra, capacitar profissionais e criar rodadas de investimentos e ciclos completos de startups, desde a ideia inicial ao investimento do empreendedor. Ao mesmo tempo, o programa oferece aos estudantes universitários um ambiente para a criação de startups e assim fortalece uma cultura de estudantes empreendedores, que possuam competências cognitiva, atitudinal e operacional.

(Divulgação)

O programa do SEBRAE que tem início no dia 15 traz mais de 50 horas de formação e deverá se estender até o início de dezembro, com uma série de atividades ligadas ao empreendedorismo, como oito workshops, palestras, quatro videoaulas (1 hora cada), consultorias, mentorias (com professores) e bancas com especialistas ao final de cada fase, que são três: Descobrimento, Produto e Mercado. Mentalidade empreendedora, Modelos Financeiros, Macrotendências, Canais de Venda, Marketing Digital e Captação de Recursos são apenas algumas das temáticas a serem abordadas nas três fases.

O termo de cooperação entre o SEBRAE e a UEL, via AINTEC, prevê que qualquer estudante, de qualquer curso da Universidade, pode participar. Devem ser formadas equipes de três a cinco membros, dos quais um pode até já ser graduado, estar na pós-graduação ou mesmo ser de outra instituição de ensino superior. Não há limite de equipes. A inscrição pode ser feita AQUI, seguindo as orientações.

Oportunidade – A professora Eloisa Ramos Ribeiro Rodrigues (Departamento de Arquitetura e Urbanismo), vice-diretora do Centro de Tecnologia e Urbanismo, apoia tecnicamente a AINTEC e atua como coordenadora técnica do programa na UEL. Ela o avalia como uma grande oportunidade para os estudantes e para a instituição, e que outras instituições, públicas e privadas, já estão com seus programas em andamento. Ela informa ainda que os interessados em participar já devem ter, preferencialmente, uma ideia da startup que desejam criar, pois este é o produto final da formação.

Confira AQUI a programação completa do Startup Garage Talk.

Leia também