Aintec fecha ano com mais de R$ 1 milhão em acordos de cooperação científica

Acordos envolvem atividades de pós-graduação de professores, agentes universitários e estudantes de graduação e pós. Recursos serão investidos em projetos.

Pedro Livoratti

Agência UEL

A Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da UEL fechou 2022 com a definição de novos Acordos de Cooperação Técnico-Científica que deverão render mais de R$ 1 milhão de reais em investimentos direcionados a pesquisas nas áreas do agronegócio, têxtil, farmacêutica e no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os acordos envolvem atividades de pós-graduação de professores, agentes universitários e estudantes de graduação e de pós-graduação. Os recursos serão investidos em projetos desenvolvidos em vários laboratórios da Universidade.

Segundo o diretor da Aintec, professor Edson Miura, os resultados dos convênios representam a soma de esforços de pesquisadores e suas equipes, que têm se empenhado em projetos com tecnologia de ponta com seriedade e qualidade. O volume dos investimentos, captados junto à iniciativa privada, demonstra que a Universidade conseguiu realizar uma gestão comprometida com a inovação. Ainda de acordo com o diretor, os contratos só puderam ser viabilizados porque o Governo Estadual criou condições para as parcerias privadas por meio do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná.

“A Aintec nos últimos 10 anos se preparou para esses cenários, através da capacitação de sua equipe, com a assessoria especializada nas áreas de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Empreendedorismo Inovador e Design e através da nossa Política de Inovação, com a segurança jurídica necessária, para que a ciência de ponta realizada na universidade seja cada vez mais reconhecida e divulgada ao mercado produtivo, que busca constantemente novas tecnologias nas mais diversas áreas e que resultam em novas parcerias que dão retorno em imagem e em royalties para a nossa UEL”, afirmou Miura.

Para o assessor técnico da Aintec, Marinno Arthur, os acordos viabilizarão pesquisas em diferentes áreas do conhecimento como biologia, química e ciência da computação, envolvendo diversos segumentos da comunidade interna da UEL. “São recursos fundamentais para o desenvolvimento de projetos que vão impactar na formação de mão de obra qualificada e para que a Universidade possa seguir produzindo conhecimento de alta qualidade”, define ele.

Além disso essas parcerias privadas possibilitarão a geração de conhecimento que poderão futuramente ser objeto de transferência de tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social. “A UEL tem investido em estratégias para aproximar sua pesquisa do mercado e a AINTEC tem atuado como facilitadora dessas parcerias, oferecendo assessoria técnica para a negociação de acordos de cooperação, registros de patentes e demais proteções de propriedade industrial, e licenciamento de tecnologias”, finaliza Marinno.