Executivos do Paraguai discutem agricultura biológica com startup da Aintec

Executivos do Paraguai discutem agricultura biológica com startup da Aintec

Grupo pertence à Ciagropa, empresa especializada em soluções agrícolas. Executivos vieram ao encontra da Gaya, recém-aprovada no processo da Agência.

Um grupo de empresários paraguaios esteve, na manhã desta quinta-feira (26), em visita à Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da UEL para discutir novas tecnologias relacionadas à produção agrícola biológica e as obrigações legais para transferência de tecnologia. O grupo pertence à empresa Ciagropa, especializada em soluções agrícolas e localizada na cidade paraguaia de Villeta, próxima à capital, Assuncion. Os executivos vieram à UEL por intermédio da startup Gaia, recém aprovada no processo seletivo de empresas incubadas na Aintec. 

Segundo Marinno Arthur, assessor técnico da Agência de Inovação, a reunião serviu para que os executivos paraguaios tivessem uma impressão mais exata da UEL e do seu potencial de pesquisa. De acordo com o assessor, os empresários estão buscando alternativas para a produção de insumos biológicos, que possam ser utilizados nas lavouras do país vizinho, com sustentabilidade e inovação. 

A produção agrícola do Paraguai se desenvolve de forma semelhante à brasileira, com boa produtividade e baseada na cultura de grãos, sobretudo de soja. O país tem mais de 400 mil km quadrados de extensão territorial, uma área semelhante ao estado de Mato Grosso do Sul e cultiva basicamente soja e milho, da mesma forma que os agricultores brasileiros. 

Ainda de acordo com Marinno, a expectativa é de que os empresários retornem para novas reuniões que possam avançar em parcerias e transferência de tecnologias com a assinatura da Universidade. Além dos empresários, estiveram presentes ao encontro o gerente da Incubadora da Aintec (Intuel), Thiago Spiri, e a professora Viviane Bagio Furtoso, da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UEL. 

Leia também