Aintec formaliza acordo de cooperação para desenvolvimento de linha cosmética

Aintec formaliza acordo de cooperação para desenvolvimento de linha cosmética

Acordo deve durar 36 meses e foca na produção de um nicho do mercado de cosméticos, direcionado a público predisposto a alergias.

A UEL, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec), formalizou, nesta terça-feira (2), um acordo de cooperação técnico científico e de inovação com a Phlorinea Indústria e Comércio de Cosméticos, com o objetivo de desenvolver uma linha natural e biotecnológica de produtos. O acordo foi assinado no final desta manhã, na sede da Aintec, e tem previsão de durar 36 meses, com foco no desenvolvimento de um nicho do mercado de cosméticos. O documento foi assinado pela reitora da UEL, Marta Favaro, por representantes da empresa e pelo professor do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia (CCE) Doumit Camilios Netos.

Uma das proprietárias da Phlorinea e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (CCS), Tatiana Gomes de Lima explicou que a proposta é desenvolver produtos direcionados ao público que tem predisposição a alergias. Segundo ela, serão desenvolvidos os chamados produtos hipoalergênicos e biotecnológicos, que utilizam conservantes naturais e atóxicos. “Pretendemos atender a clientela na sua necessidade pessoal e também no propósito de preservação ambiental”, definiu ela.

A Phlorinea está instalada em Londrina e atua na produção de cosméticos de higiene pessoal e perfumaria. O acordo formalizado nesta terça com a UEL servirá para a indústria ampliar a linha de produção, considerando a busca crescente de um nicho de mercado, no caso pessoas propensas a desenvolver processos alérgicos. Ainda segundo Tatiana, as causas do desenvolvimento das alergias estão ligadas ao uso de conservantes nas formulações. Ao se utilizar produtos naturais, é possível atender esse consumidor, criando ainda um produto sustentável.

Leia também