Vitrine Tecnológica da Aintec estreita laços entre meio acadêmico e sociedade civil

Nova plataforma online reúne invenções disponíveis para licenciamento exclusivo ou não por instituições públicas e privadas.

Partindo do princípio de que todo conhecimento produzido na universidade deve, de algum modo, retornar à sociedade, a Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Aintec) lançou, recentemente, a plataforma online Vitrine Tecnológica. Com 11 categorias que transitam por diferentes campos de atuação, como Engenharia, Saúde Humana e Biotecnologia, o site reúne
as principais produções acadêmicas disponíveis para licenciamento exclusivo ou não pelo setor empresarial, industrial e por outras instituições públicas.

No site da Vitrine, os interessados têm acesso a uma ficha técnica minuciosa dos trabalhos em andamento. Além de dados dos autores, também é possível saber quais formas de colaboração são esperadas no estudo. Atendendo à Resolução 061/2021, que determina uma Política de Inovação Institucional, a transferência de know-how, patentes, desenhos industriais e expertise técnica foi desburocratizada, acelerando os acordos de licenciamento, cessão e parcerias estratégicas.

Site da Vitrine Tecnológica reúne tecnologias variadas, criadas no ambiente de desenvolvimento da Aintec. Ideia é buscar parcerias com empresas públicas e privadas (Reprodução).

Uma das tecnologias disponíveis é o cateter urinário revestido com nanopartículas de prata biossintetizadas. Elaborado na Divisão de Saúde Humana, este mecanismo promete dar celeridade à logística do ambiente médico-hospitalar. Favorecendo o emprego de materiais menos poluentes, a obra do estudante de pós-graduação Gustavo Saikawa em conjunto com docentes da UEL revoluciona o mercado ao viabilizar uma solução criativa aos problemas atuais de contaminação.

Já o sistema construtivo leve de alto desempenho para vedação vertical, apresentado por Berenice Carbonari e Reginaldo Manzano, ambos professores da instituição, inova no meio da engenharia pela redução de custos. Através de uma visão simplificada, o tempo gasto no procedimento foi otimizado para o reaproveitamento das peças. Assim, a utilização de madeira de reflorestamento e de placas de cimento leves acarretou em vantagens significativas à construção de habitações sustentáveis.

Reprodução.

Além disso, uma importante tecnologia advinda da Biotecnologia difunde os benefícios do uso alternativo de modelos animais em experimentações laboratoriais. Por meio de amebócitos de larvas de inseto, pirogênios microbianos são detectados com maior facilidade e rapidez. No futuro, a possibilidade de aplicação em forma de kits de detecção e a prática dos conceitos de 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) entusiasmam os clientes dependentes desse serviço.

Por fim, a iniciativa de Renata Kobayashi, Gerson Nakazato, Alana Corrêa, Luciano Panagio, Marcelly Gonçalves, Ricardo Almeida e Tatiany Nunes supre a necessidade dos testes habituais de pirogênios. Mediante à proibição de interferência na temperatura corporal dos animais, o novo método é validado para a manutenção da segurança e da saúde pública.

A criação da Vitrine Tecnológica da UEL consiste em fomentar a troca de conhecimentos entre o meio acadêmico e setor empresarial. Ao promover uma cultura empreendedora e engajada, a Aintec incentiva os estudantes a buscar soluções criativas e impactantes para desafios reais do mercado.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.