Aintec participa de Feira de Inovação e Tecnologia, em Curitiba

Evento estimula a inovação, com foco nos ecossistemas dos municípios. Um dos destaques será o defensivo agrícola Frontier Control, desenvolvido na agência.

A equipe da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da UEL participa até sexta-feira (21) do Connect Week Summit, em Curitiba. O evento reúne representantes das agências de inovação de Universidades, além de órgãos e de demais secretarias públicas estaduais. O Summit busca estimular a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias, com foco nos ecossistemas dos municípios, conectando investidores, empresários, startups e estudantes. A programação deve reunir cerca 100 mil participantes em 120 atividades, em quatro dias de evento.

A Aintec vai levar sete produtos, entre eles o Frontier Control, defensivo agrícola resultado de acordo de cooperação firmado em 2017 entre o Laboratório de Biotecnologia Microbiana (Labim), do Centro de Ciências Biológicas (CCB), a Aintec e a empresa Simbiose Indústria e Comércio de Fertilizantes e Insumos Microbiológicos.

Por meio desse acordo foi desenvolvido o defensivo agrícola que não gera impactos ao meio ambiente e à saúde humana, eficaz no combate às principais doenças da soja e do milho. Além do defensivo, a equipe divulgará o SimEpidemio, Implementação de Listas de Presença Digital, Réguas Aureum e outros produtos protótipos já em licenciamento.

Defensivo agrícola Frontier Control, desenvolvido na agência. Produto começou a trilhar caminho na UEL em 2017, por meio de acordo de cooperação (Foto: Arquivo UEL).

Para o diretor da Aintec, Edson Miura, o Connect Week Summit representa uma excelente atividade de Integração da Inovação. “Teremos a oportunidade de apresentar as inovações, tecnologias e prestação de serviços dos nossos laboratórios. Faremos conexões com empresas públicas e privadas e estaremos presentes em eventos com lideranças políticas da Seti, SEI, e Fundação Araucária. Pretendemos fortalecer parcerias e abrir novas oportunidades para a Universidade”.

Ecossistemas

O Governo do Paraná participa da programação do Summit com a Arena Paraná, que reunirá diversos órgãos para a apresentação de experiências de ecossistemas e iniciativas nas áreas de inovação e tecnologia. Participam do estande as secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI); da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); da Educação (Seed); do Turismo (Setu); do Planejamento (SEPL); da Agricultura e Abastecimento (Seab); a Fundação Araucária; o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR); a Celepar; o Detran e a Fomento Paraná.

No ambiente acadêmico, as sete universidades estaduais irão apresentar projetos inovadores, com amostras e experiências para o público. O Governo Estadual também levará ao Summit apresentações sobre tecnologia no agronegócio, projetos, leis de incentivo à inovação, linhas de crédito para empresas e startups, e como o Estado se prepara para o uso de inteligência artificial na gestão pública.

Na programação do Connect Week, um painel coordenado pela Seti vai destacar a ampliação de recursos do Fundo Paraná, uma dotação exclusiva da pasta para o fomento científico e tecnológico. Em 2024, o orçamento é de R$ 708,9 milhões, 37% a mais que em 2023.