UEL assina novo Acordo de Cooperação Internacional com universidade da Argentina 

UEL assina novo Acordo de Cooperação Internacional com universidade da Argentina 

Novo acordo foi assinado durante o 35ª Encontro da Rede Zicosur, em Salta, Norte da Argentina.

A Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Nacional de Tucumán (Argentina) assinaram um Acordo de Cooperação Internacional com vistas a fomentar a mobilidade internacional de pesquisadores e discentes pelos próximos cinco anos. O novo acordo foi assinado durante o 35º Encontro Internacional da Rede Zicosur Universitário, consórcio de universidades públicas de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru. O evento reuniu reitores, vice-reitores e assessores de relações internacionais das instituições parceiras na Universidade Nacional de Salta (UNsa), no norte da Argentina, entre os dias 3 e 5 de abril. Na ocasião, a UEL foi representada pela reitora Marta Favaro e pela assessora de Relações Internacionais, Viviane Aparecida Bagio Furtoso. 

De acordo com Assessoria de Relações Internacionais (ARI), o interesse em estreitar os laços de cooperação bilateral com UEL foi manifestado pelo próprio reitor da Universidade Autônoma de Tucumán, Sergio Pagani, na Plenária de Reitores da Rede Zicosur Universitário, em março de 2023. A partir da aprovação do protocolo de intenções no Conselho de Administração (CA) da UEL, as duas instituições passaram a analisar o acordo, concretizando a parceria no início deste mês. Ao todo, a UEL já formalizou cerca de 170 Acordos de Cooperação Internacional com instituições de ensino superior de todo o mundo.  

A reitora Marta Favaro esteve presente no evento, ao lado de reitores da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru. (Foto: divulgação/UNsa)

“Da mesma forma, do ponto de vista da ARI, a parceria projeta a UEL internacionalmente uma vez que aumenta as possibilidades de intercâmbio de nossos estudantes com a universidade pública argentina, além de oportunizar a docentes e discentes da UEL a ampliação da cooperação científica com instituições de ensino superior da América Latina, o que resulta no fortalecimento das relações Sul-Sul”, analisa a assessora da ARI Viviane Aparecida Bagio Furtoso. 

Atualmente, a Universidade Estadual de Londrina possui outros quatro acordos de cooperação em vigor com universidades argentinas. São elas a Universidade Nacional de Catamarca (Unca), a Universidade Autónoma de Entre Rios (UADER), a Universidade Nacional de Três de Fevereiro (Untref) e a Universidade Nacional de Jujuy (UNju). 

Encontro de reitores da América Latina fomentou novas parcerias internacionais. (Foto: divulgação/UNsa).
Leia também