Estudantes estrangeiros participam de evento da Semana de Recepção aos Ingressantes
Estudantes estrangeiros participam de evento da Semana de Recepção aos Ingressantes
A recepção contou com a presença da reitora, Marta Favaro, e representantes de setores estratégicos para as ações de internacionalização.A Universidade Estadual de Londrina recebeu um grupo de estudantes estrangeiros na noite desta sexta-feira (28), em evento da Semana Recepção aos Ingressantes – SER UEL 2025. A recepção contou com a presença da reitora, professora Marta Favaro, e representantes de setores como o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec) e Biblioteca Central (BC), além do Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa (NECJ) e da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), setor que será responsável por dar apoio à jornada de mais de 50 estudantes estrangeiros na UEL, ao longo de 2025.

(Foto: divulgação ARI).

(Foto: divulgação ARI).
Os ingressantes estrangeiros nos cursos de graduação são de países como Guiné-Bissau, Moçambique e Angola e vêm à UEL por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Outros 13 são oriundos da Costa Rica, Jamaica, Nigéria, e República Democrática do Congo e irão ingressar na UEL por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE).
A Universidade Estadual de Londrina ainda recebe duas intercambistas francesas no curso de Medicina Veterinária (Programa Brafagri) e um aluno da Universidade Meio, instituição japonesa que possui Acordo de Cooperação Internacional com a UEL.
Já na pós-graduação, a presença dos estudantes estrangeiros ocorre por meio de iniciativas governamentais como o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), que reúne 95 Instituições de Ensino Superior (IES) do País, e programas de mobilidade internacional na América Latina, como o Move La América. Somente essas ações trouxeram oito estudantes para cursos de mestrado e doutorado da UEL, de países como Colômbia, Zâmbia, Síria, Moçambique e Argentina.

Completam o time de estrangeiros de 2025 oito doutorandos do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM), que participam do acordo de cooperação entre a UEL e a UniLicungo/Moçambique e estão concluindo o período de estágio sanduíche de seis meses.