Universidade recebe novos equipamentos de Wi-Fi para instalação em todos os Centros de Ensino

Universidade recebe novos equipamentos de Wi-Fi para instalação em todos os Centros de Ensino

Além dos 118 pontos de Wi-Fi, serão substituídos 136 switches, equipamentos que distribuem conexões de rede. Meta é instalar tudo em até dois meses.

A Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) da UEL recebeu, nesta semana, novos equipamentos que serão utilizados em pontos de acesso Wi-Fi, que fazem parte da quarta etapa das ações previstas para este ano, dentro de um planejamento quadrienal (2022-2026) para melhorar o sistema de tecnologia, informação e comunicação da UEL. Ao todo, deverão ser investidos cerca de R$ 930 mil em equipamentos para melhorar a conectividade da rede, recursos do Estado provenientes de negociação da folha de pagamento da UEL para o Banco do Brasil e ainda de recursos próprios da instituição. Nesta quarta etapa foram adquiridos 118 pontos de acesso Wi-Fi, sendo que 105 foram entregues no último dia 18 e devidamente cadastrados junto ao patrimônio da Universidade.

Segundo o Assessor da ATI, Wellington Cardador, a própria equipe da Assessoria será responsável pela instalação dos equipamentos. O processo consiste na configuração e posterior instalação dos mesmos em todos os nove Centros de Estudos. Além dos 118 pontos de acesso Wi-Fi, serão substituídos 136 switches, equipamentos que fazem a distribuição das conexões de rede. A meta é finalizar as instalações nos próximos dois meses, podendo se estender por um período maior dependendo das condições nos locais. O projeto de melhoria da rede prevê 204 novos pontos de acesso Wi-Fi. 

De acordo com Cardador, a cobertura considerou todos os locais que já tinham pontos de acesso com tempo de vida útil expirado. Os técnicos também avaliaram o crescimento da demanda pelos próximos cinco anos. Embora haja uma cobertura ampla, os equipamentos precisavam ser atualizados para possibilitar acesso de qualidade, principalmente em locais com alta densidade de usuários. A especificação técnica considerou ainda a necessidade de equipamentos de alta qualidade e com capacidade de suportar até 256 usuários simultaneamente. 

Segundo o UEL em Dados 2022, o corpo técnico/docente efetivo e temporário é composto de 4.194 pessoas. Quanto aos estudantes, são 12.878 de graduação e 4.728 de pós-graduação, chegando próximo de 22 mil usuários. De acordo com o Assessor da ATI, além desse público, a UEL atende estagiários e terceirizados. “Todas essas pessoas são potenciais usuários que podem se conectar à rede utilizando seus dispositivos pessoais ou institucionais. É comum que usuários institucionais utilizem duas conexões. Uma cabeada, que é o computador e outra sem fio que pode ser o smartphone ou notebook pessoal”, comenta. 

Cardador explica que o funcionamento dos pontos de internet é semelhante ao equipamento que existe nas residências, porém, mais robusto em relação à estabilidade e capacidade de atender mais conexões de forma simultânea, em locais com mais densidade de usuários. Para acesso ao ar livre, é necessário estar a até 200 metros de distância de um ponto. Ainda de acordo com Cardador, a rede de comunicação de dados da UEL é composta por uma estrutura central (datacenter) e um anel de distribuição de fibra óptica de 15 km que percorre todo o Campus. 

“Várias etapas foram concluídas em 2022 visando o aprimoramento da estrutura central da rede com a aquisição de novos equipamentos, atualização do sistema de segurança, manutenção do sistema de contingência de energia elétrica e ampliação do link de Internet”, afirmou. Quanto à infraestrutura de distribuição, foi planejada a renovação dos Pontos de Acesso Wi-Fi e dispositivos de distribuição (switches). A implantação dos equipamentos já está em curso e a equipe está trabalhando com foco nos pontos mais críticos da rede.

A meta é concluir as atividades dentro de 60 dias, considerando a situação do cabeamento nos locais e a complexidade da rede. “Neste quesito, é essencial o feedback dos usuários informando-nos sobre as dificuldades e problemas encontrados por meio dos canais de atendimento”, finalizou. Os usuários podem dar sua contribuição ao aprimoramento dos serviços no site da ATI.

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