UEL promove concursos de contos e para escolha de Selo Comemorativo dos 50 anos

UEL promove concursos de contos e para escolha de Selo Comemorativo dos 50 anos

Concursos marcam o aniversário de reconhecimento pela MEC da Universidade, em 1971.

A equipe do Sistema de Bibliotecas da UEL promove um Concurso Literário de Contos da UEL, como parte da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e das comemorações dos 50 anos da Universidade, ambos em outubro. O concurso é aberto a todos os interessados, maiores de 16 anos, e tem como objetivo incentivar a criação literária na comunidade geral, assim como marcar a data e fomentar a memória da UEL.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir do próximo dia 10, até 4 de setembro. O Regulamento completo pode ser lido Aqui. aqui. Cada participante pode inscrever apenas um conto. De acordo com as regras, os textos deverão ser inscritos sob pseudônimo. Deverão ter entre 3.500 e 10 mil caracteres (com espaços) e não ultrapassar 5 laudas A4. Também devem ser inéditos e em língua portuguesa.

(Divulgação/UEL).

Os textos inscritos serão avaliados por uma Comissão Julgadora, formada por especialistas em Linguagem e Literatura. Serão levados em conta a temática “50 anos da Universidade Estadual de Londrina” e os aspectos que definem o texto literário, como estrutura, linguagem, expressividade, originalidade, abordagem do tema, unidade. Poemas, romances e outros gêneros serão desclassificados. Contos com outros temas ou que fujam do tema não serão aceitos. .

Os resultados do Concurso serão divulgados nas redes sociais da UEL e da Biblioteca, até 7 de outubro de 2021, e no endereço BC/Confira.

Premiação

Os 30 melhores contos serão publicados no livro “Concurso Literário de Contos da UEL 50 anos”, que será organizado em formato físico e virtual a ser publicado pela Universidade Estadual de Londrina. Os três melhores colocados receberão destaque na obra. Além disso, receberão, respectivamente, 10, 8 e 5 exemplares da publicação. Os demais classificados receberão 1 exemplar. Os selecionados serão informados por e-mail.

No caso de o participante ser aluno da UEL e tiver conto pré-selecionado, ainda que não seja classificado para a publicação, receberá um certificado de participação de 10 horas, que pode ser utilizado como Atividade Acadêmica Complementar, conforme anuência do Colegiado.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail concurso.literario.uel@uel.br ou no site do evento.

(Divulgação).

Selo comemorativo UEL 50 anos

A UEL lançou também um concurso para a escolha do Selo Comemorativo de 50 Anos, que será utilizado entre 2021 e 2022. A atividade de produção é aberta a toda a comunidade interna e externa e vai selecionar o selo que será utilizado em todos os materiais institucionais da Universidade, desde site, papeis timbrados, folders, cartazes e e-books.

As inscrições vão 2 de agosto, através do e-mail comunica@uel.br. O assunto do e-mail enviado deve ser “Selo 50 Anos”. Os resultados serão divulgados no dia 12 de agosto, no site O Perobal, e a entrega dos prêmios e certificados será no dia 7 de outubro. O vencedor, que pode ser uma equipe de até cinco pessoas ou um só integrante, vai receber um kit de papelaria da UEL, além de troféu e certificado.

A proposta deve levar em consideração os atributos e valores da Universidade, uma entidade pública, gratuita e que tem a missão de levar desenvolvimento e transformação social, política, econômica e cultural para Londrina e o Paraná, com plena autonomia didático-científica. A proposição de selo deve ser enviada em três versões: multicoloria, monocromática (em tons de cinza) e preto e branco. Todas devem ter 20×20 cm e 150 dpi. As ideias enviadas devem ser 100% originais e inéditas.

Comissão julgadora

Foi escolhida uma comissão julgadora de cinco integrantes para avaliar as propostas: um representante da Diretoria Gráfica; um representante da Reitoria; um docente do Departamento de Design; uma servidora da área de Design; e um representante estudantil. Os critérios utilizados serão originalidade e autenticidade (peso 1), comunicabilidade (peso 1) e harmonia estética (peso 2). A autoria das propostas permanece anônima para os jurados.

Uma das juradas, a professora do Departamento de Design Gráfico e diretora da Gráfica da UEL, Camila Doubek, espera receber propostas que representem o espírito da Universidade, que sejam harmônicas esteticamente. “Devemos receber muitas tipologias de selos, o que é bastante rico. Será um reflexo de como as pessoas enxergam a UEL”, comenta.

Mais informações podem ser obtidas no Edital/UEL 50 ANOS de lançamento do concurso.

Leia também