Solenidade marca aniversário de 50 anos da Biblioteca Central
Solenidade marca aniversário de 50 anos da Biblioteca Central
Evento reuniu servidores pioneiros da BC, que acumula cinco décadas de história.Para marcar os 50 anos de criação da sua Biblioteca Central (BC), a UEL realizou, na tarde desta quinta-feira (20), uma solenidade que contou com a presença de servidoras pioneiras, apresentação musical e uma confraternização entre os presentes. O evento foi realizado no prédio da BC e recebeu cerca de 60 pessoas, entre servidores, docentes, chefes de órgãos suplementares, diretores de centros e autoridades londrinenses.
Grandes homenageadas da tarde desta quinta, as ex-funcionárias Dora Regina Seben de Siqueira e Ilda Cortesão puderam relembrar momentos felizes e desafiadores do período em que atuaram na Biblioteca, no início das atividades, há 50 anos.
Primeira bibliotecária a compor o quadro de funcionários, Dora Seben lembrou da vinda de sua família, do Rio Grande do Sul para Londrina, em decorrência do crescimento da produção e das exportações do café. Já graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ouviu falar que a Biblioteca da UEL precisaria de profissionais e não hesitou em se candidatar. “Assim começou uma parte muito importante da minha vida, quando fui muito feliz, mas o trabalho foi todo de vocês. Vocês fizeram tudo e garantiram o sucesso dessa Biblioteca”, disse às demais funcionárias e servidores presentes.
Primeira secretária administrativa da Biblioteca Central, Ilda Cortesão enalteceu a importância BC para toda a região de Londrina e relembrou, também, de momentos desafiadores. Ela contou que as próprias funcionárias precisaram instalar estantes, carregar pilhas de livros e resolver problemas de ordem estrutural para garantir a continuidade do atendimento aos estudantes.
Também participaram da cerimônia a então diretora do BC quando da mudança para o atual prédio, em 1981, a bibliotecária Graça Maria Simões Luz, e a atual diretora, Neide Maria Jardinette Zaninelle.
A solenidade também contou com a apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel).
Confira as fotos da cerimônia abaixo:
Semana do Livro e da Biblioteca
Parte da programação em alusão à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, o sistema de Bibliotecas da UEL vai promover dois cursos gratuitos. As oficinas buscam capacitar profissionais e servidores para a importância da aplicação das habilidades ligadas à inteligência emocional na rotina de trabalho e à conservação preventiva visando a garantia da longevidade dos acervos.
A primeira oficina, “Trabalho com propósito: como usar os saberes profissionais para tornar o mundo melhor?”, vai ser realizada no dia 24 de outubro, entre 8h e 12h, pela bibliotecária Cristina Chagas. O objetivo deste curso é despertar a atenção e as habilidades para o desenvolvimento profissional e evolução contínua, além de transmitir conhecimentos sobre inteligência emocional, mercado de trabalho e competências comportamentais.
Já entre os dias 24 e 27 de outubro, a oficina “Conservação preventiva e técnicas de higienização e de pequenos reparos”, vai buscar a conscientização dos profissionais sobre a importância da conservação preventiva e de que maneira ela garante a longevidade dos nossos acervos. Os responsáveis pela oficina serão os bibliotecários Osny Terciotti e Valdir de Aguiar.
Para acompanhar a programação de oficinas, basta entrar em contato pelo (43) 3371 – 4336 ou pelo site da Biblioteca da UEL.