Sistema de Bibliotecas implanta novo software para gerenciar acervo

Implantação de software começa a partir de 21 de dezembro. Atendimento ao público deve ser normalizado em 12 de janeiro.

O Sistema de Bibliotecas da UEL está implantando um novo software para gerenciamento do acervo, chamado Pergamum. Durante esse processo, a Biblioteca Central e as bibliotecas setoriais irão encerrar as atividades de empréstimo, renovação e devolução dos livros e outros materiais de informação no dia 21 de dezembro. O atendimento ao público deve ser normalizado em 12 de janeiro, já utilizando o novo software. Enquanto isso, o acesso ao Portal de Periódicos, E-books e Plataforma Minha Biblioteca permanecerá normal.

O objetivo é trazer maior modernidade e agilidade para o atendimento ao público, bem como demais serviços internos. Desde 2001, o Sistema de Bibliotecas da UEL utilizava o software Virtua, porém, nos últimos anos, surgiram dificuldades que motivaram a busca por um novo software. O Pergamum pertence a Associação Paranaense de Cultura e, atualmente, é gerenciado pela Assessoria de Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

A ideia é ter um software com uma interface mais amigável, suporte técnico acessível e com representação no Brasil para facilitar a comunicação entre as bibliotecas e o suporte técnico. De acordo com o Sistema de Bibliotecas da UEL, a expectativa é de que seja possível observar uma economia no custo do software, na otimização dos recursos humanos e na melhoria do atendimento.

A decisão de troca do software foi tomada a partir do intercâmbio de informações com outras bibliotecas universitárias e do contato com empresas do ramo. Mais informações podem ser obtidas presencialmente nas bibliotecas da UEL, pelo telefone (43) 3371-4336 ou pelo e-mail bcuel@uel.br.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.