Sistema de Bibliotecas ganha agilidade com implementação de novo software
Sistema de Bibliotecas ganha agilidade com implementação de novo software
Pergamum foi implementado no início do ano e traz à comunidade universitária mais agilidade na renovação e locação de livros, periódicos e e-books.Em 2023, bibliotecários, estagiários e demais servidores lotados nas bibliotecas da UEL utilizarão um novo software de gerenciamento de dados. Capaz de facilitar a rotina de trabalho, o Pergamum já foi implementado no Sistema de Bibliotecas, o que traz para o atendimento à comunidade universitária maior agilidade na localização de livros, periódicos e e-books, além de melhorar o acesso dos usuários a recursos importantes, como a renovação do prazo de devolução através dos dispositivos Android e IOS. Na manhã desta terça-feira (24), mais um time de servidores passou por uma capacitação para dominar as funcionalidades da nova ferramenta.
Com a chegada do novo software, a Biblioteca Central (BC) da UEL passa a fazer parte de um grupo de 10 mil bibliotecas brasileiras ligadas a cerca de 740 instituições que utilizam a plataforma. São instituições de Ensino Superior, Médio e Fundamental, além de tribunais, ministérios, prefeituras, museus, órgãos públicos e privados, bibliotecas de uso pessoal e arquivos.
“A BC ganha muito mais agilidade. O aluno, da sua casa, pode fazer as renovações, pesquisar no catálogo online, e este novo sistema está muito mais acessível e interativo”, diz a bibliotecária e diretora em exercício, Geneviane Duarte Dias.
Pergamum
No exterior, bibliotecas de 49 países de todos os continentes utilizam o software Pergamum, que foi criado por um estudante de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em 1987. “Foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um estudante que era estagiário de T.I. (Tecnologia da Informação). Hoje ele é meu chefe”, conta o bibliotecário Cirineu Zenere, responsável por capacitar os profissionais da Biblioteca Central da UEL. O estudante em questão é Marcos Rogério de Souza, gerente do projeto.
De acordo com Cirineu Zenere, o software possui uma interface mais amigável, possui maior segurança de dados e facilita o acesso ao histórico de empréstimos, além de reservas ou renovações pelos usuários, podendo se ajustar aos dispositivos mobile. Ele conta que os profissionais que gerenciam o software implementam atualizações a cada 15 dias. “No entanto, a orientação é realizar atualizações a cada três meses para a utilização de novas funcionalidades e correção de bugs no sistema. Isso tudo está incluso no pacote que a UEL adquiriu, então, não tem custos”, diz.
Capacitação
Enquanto o grupo de servidores responsáveis pelo atendimento aos usuários já está apto a usar o novo sistema, a capacitação realizada na manhã desta terça-feira (24) focou em detalhes acerca do cadastramento de novas publicações. Falta, ainda, a terceira etapa, quando será abordada a “parte de gerenciamento de compras de livros”, diz o bibliotecário.
De acordo com a diretora do Sistema de Bibliotecas da UEL, Neide Zanineli, os esforços para a aquisição de um novo software foram intensificados a partir de 2018. “Estávamos tentando trocar o nosso software, o Virtua, que já deixou de ser um software de ponta há tempos. Éramos a única biblioteca universitária do Brasil a usar, isso criou uma defasagem. Tivemos problemas nas licitações, com uma empresa que entrou com recursos, outro problema no edital, mas agora estaremos um passo bem à frente, acompanhando a evolução desta tecnologia de gerenciamento de bibliotecas”, diz.
Ainda de acordo com ela, a implementação da ferramenta é fruto de um esforço coletivo dos servidores da BC e de setores como a Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI), Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proaf), por meio da Diretoria de Material.
Mais informações podem ser obtidas presencialmente nas bibliotecas da UEL, pelo telefone (43) 3371-4336 ou pelo e-mail bcuel@uel.br.