Biblioteca de Humanas atinge maioridade e homenageia leitores mais assíduos de 2023

Três estudantes que mais "devoraram" livros emprestaram 355 volumes até agora. BSCH foi fundada em 2005.

Inaugurada em 2005, a Biblioteca Setorial de Ciências Humanas (BSCH) completou 18 anos de atendimento à comunidade universitária nesta semana. Para marcar a data, a diretoria do Sistema de Bibliotecas da UEL promoveu um momento de descontração, apresentando o novo logo e reunindo fotos para contar a história da unidade. A ocasião ainda ficou marcada com uma iniciativa bastante especial: uma menção aos três frequentadores da unidade que mais emprestaram livros em 2023.

O total de livros emprestados chama atenção. Estudantes dos centros de Letras e Ciências Humanas (CLCH) e Estudos Sociais Aplicados (Cesa), os três “recordistas” retiraram exatos 355 livros ao todo, durante os quase 240 dias que já ficaram para trás em 2023.

Responsável por 114 livros, Magali Coelho Pereira é graduanda da Licenciatura em Letras – Português da UEL. Em seguida, com 119 livros registrados em seu nome, aparece o acadêmico de Direito Fernando Milanez Garboza. Já o aluno que encabeça a lista é o estudante de Filosofia Gabriel Felipe dos Santos, com 122 livros, média de uma obra a cada dois dias.

Durante a comemoração, que contou com a presença dos servidores da unidade, o trio foi presenteado pela diretora do Sistema de Bibliotecas da UEL, Neide Maria Jardinette Zaninelli, com um kit da Editora da UEL (Eduel).

Diretora Neide Zaninelli (à esquerda) ao lado de Gabriel dos Santos, Fernando Garboza e Magali Pereira. A bibliotecária responsável pela BSCH, Solange Portelo (à direita) (Fotos: Arquivo pessoal).

Mora na filosofia

Morador do município de Rolândia, Gabriel dos Santos, 24, garante que leu mais de 99% dos livros que emprestou do início ao fim. Em outros casos, naturalmente, visitou apenas capítulos específicos buscando os temas necessários nos quais deve mergulhar na reta final da graduação em Filosofia. “O meu Trabalho de Conclusão de Curso foi sobre crítica à razão em Nietzsche”, conta o estudante.

Já as leituras mais recentes têm sido direcionadas aos estudos sobre Metafísica e Subjetividade na Educação, tema que pretende se aprofundar em uma disciplina do mestrado em Filosofia

Mesmo fazendo parte de uma geração que vem se acostumando à leitura em plataformas digitais, o ex-aluno do Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva diz ser um grande defensor do livro físico. Para ele, o contato é mais interessante, capaz de promover um “mergulho” mais profundo no conteúdo.

“O nosso contato com o livro físico é muito mais profundo do que com a mídia digital, PDF e Kindle. A imersão é maior quando temos o livro em mãos. Além de ser muito mais fácil de ter acesso. Eu peguei muitos livros na biblioteca, principalmente porque eles são muito caros e eu não tenho dinheiro. Passei a vida toda na escola pública. Além dessa percepção, também há uma clara identificação com um elitismo quanto ao alcance do conhecimento. O livro também é caro, mas esse acesso foi bem facilitado pela UEL”, comemora.

Acervo

A BSCH possui um acervo de 68.612 títulos e 112.840 exemplares, disponíveis para as comunidades interna e externas da UEL. Também estão disponíveis cerca de 12 mil títulos e e-books em formato digital. A Setorial de Humanas atende cerca de 40 mil usuários por ano, com uma média de 80 mil empréstimos anuais, segundo a diretoria do órgão.

Mais informações podem ser obtidas presencialmente nas bibliotecas da UEL, pelo telefone (43) 3371-4336 ou pelo e-mail bcuel@uel.br.

Biblioteca Setorial de Ciências Humanas ganhou novo logo para marcar a “maioridade”.