Sistema de Bibliotecas avança na implantação do Repositório Institucional

Nova versão do programa favorece submissão de teses, dissertações, monografias e demais produtos científicos.

Importante instrumento institucional de preservação da memória científica e de acesso ao conhecimento produzido na UEL, o Repositório Institucional está mais próximo de entrar em funcionamento junto ao Sistema de Bibliotecas. Em paralelo ao avanço no cronograma de implementação da nova ferramenta, cujo objetivo é facilitar o acesso a todos os tipos documentos como teses, dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), equipes de servidores da UEL receberam um novo treinamento com a empresa contratada para o fornecimento e manutenção do software. A próxima etapa envolve uma capacitação com os coordenadores dos colegiados dos cursos.

Ao longo da semana, servidores da Biblioteca Central (BC) e da Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) se reuniram com o professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Divino Ribeiro, proprietário da Digital Libraries. A empresa realizou a implantação do software Dspace 7.0, amplamente utilizado por universidades públicas e privadas do País para armazenamento de seus acervos científicos.

Ele destaca que a atual versão do programa possui diversas funcionalidades que favorecem a submissão, armazenamento, gerenciamento e a busca por teses, dissertações e TCCs. Com nova interface customizável, o software também conta com funcionalidades que facilitam a importação e a exportação de dados externos, como o código Orcid, e a geração de estatísticas básicas. O trabalho com os servidores da UEL, lembra o professor, teve início ainda no primeiro semestre deste ano e tem o objetivo de alinhar os conhecimentos necessários para o sucesso operacional da ferramenta.

Divino Ribeiro apresentando o software Dspace. Ferramenta se popularizou entre as universidades brasileiras para auxiliar no repositório de trabalhos (André Ridão/Agência UEL).

A diretora do Sistema de Bibliotecas da UEL, Neide Zanineli, destaca que o Repositório Institucional poderá indexar todo os tipos de materiais, desde relatórios, artigos científicos, livros, capítulos de livros, anais, teses, dissertações, fotografias, ilustrações, monografias, obras de arte, registros sonoros, objetos de aprendizagem, revistas, vídeos, programas de computador, imagens, arquivos de áudio, arquivos de vídeo e outros documentos produzidos pela comunidade universitária.

Ela lembra que a equipe de bibliotecários está atravessando uma etapa muito importante deste processo, que envolve a submissão de cerca de 10 mil teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação da UEL. Este volume bastante grande de arquivos está sendo “transferido” da antiga plataforma utilizada pela Biblioteca Digital da UEL – Sistema Nou-Rau – para o novo sistema.

O próximo passo, informa a diretora, é realizar uma capacitação com os coordenadores dos colegiados dos cursos, que farão o auto depósito dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos estudantes concluintes dos cursos de graduação, conforme decidiu o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em março de 2021. “O processo de depósito, incluindo a coleta, a conferência dos metadados e disponibilização da produção acadêmica, deverá ser regulamentado por cada Colegiado de Curso de Graduação e pós-graduação Lato sensu da UEL, em consonância”, destaca a diretora.

A equipe de servidores da Biblioteca Central recebeu o professor da Udesc Divino Ribeiro, proprietário da Digital Libraries (Arquivo pessoal).