Sistema de Bibliotecas comemora Semana Nacional do Livro e da Biblioteca em outubro

Evento reúne cursos e palestras na Biblioteca Central, entre os dias 21 e 25 de outubro.

Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, o Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina realiza, entre os dias  21 e 25 de outubro, uma série de atividades acadêmicas e culturais voltadas para o público em geral. A programação do evento é movimentada, contando com cursos, palestras, rodas de conversa e apresentações artísticas que se estendem nos cinco dias de celebração, que ocorre na Biblioteca Central (BC).

Neste ano, a semana comemorativa tem como objetivo promover a difusão da leitura e questionar o papel da biblioteca na construção do conhecimento diante das inovações tecnológicas. A cerimônia de abertura acontece às 19h30 e quem garante o entretenimento é o grupo de choro formado por estudantes de Música Chorando no Almoço. Na data, os participantes também poderão assistir à palestra “O Mercado de Trabalho para Arquivistas: possibilidades de atuação”, ministrada em homenagem ao dia do arquivista, além de conferir o estande da Livraria da UEL e uma exposição de telas. A inscrição para participar da abertura pode ser feita neste endereço.

Nos dias seguintes, são previstas demais atividades que dão continuidade à celebração. Entre os dias 22 e 25, serão realizados o Minicurso de Classificação Decimal Universal – CDU na prática e o Curso Técnicas de higienização, pequenos reparos e conservação preventiva. Neste período também ocorre a Palestra Plágio Acadêmico e Suas Consequências Jurídicas e a Oficina de Elaboração de Projetos de Pesquisa, todos com emissão de certificado de participação.

O evento ainda prevê três rodas de conversa, que acontecem entre os dias 22 e 24 de outubro e contam com a participação de representantes de diferentes instituições, tais como a Biblioteca Pública do Paraná, o Museu Histórico de Londrina, o Sistema de Arquivos da UEL e a Biblioteca Especializada Instituto Cultural Brasil Estados Unidos.

Confira a programação completa da Semana comemorativa:

Divulgação.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.