“Casais Entrelaçados”: exposição na Biblioteca Central explora a intimidade humana
“Casais Entrelaçados”: exposição na Biblioteca Central explora a intimidade humana
Com 16 obras assinadas pelo artista Ricardo Laranjo, a exposição fica disponível até o dia 31 de outubro.Linhas contornando homens e mulheres que se juntam em momentos íntimos estampam as telas da exposição artística “Casais Entrelaçados”, parte das atividades em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a ser realizada entre os dias 21 e 25 de outubro na Biblioteca Central da UEL. Com trabalhos assinados pelo artista Londrinense Ricardo Laranjo, a exposição fica disponível para visitação até o próximo dia 31.
Nas 16 pinturas que compõem a mostra, Ricardo emprega técnicas e materiais distintos, conferindo singularidade a cada uma das peças. Enquanto a maior parte delas é feita sobre madeira com tinta acrílica e folha de ouro, dois trabalhos foram realizados em óleo sobre linho e tela. O processo de composição também não abandona a diversidade, com alguns dos desenhos desenvolvidos através de um programa virtual de modelagem 3D.
Segundo o artista, as escolhas técnicas enriquecem a poética da série, com o uso da folha de ouro sendo uma reflexão sobre o caráter sagrado e desconhecido do metal precioso. O pintor ainda pontua a sua intenção com os quadros e o que eles representam. “Nada melhor que fundir duas pessoas dentro de um círculo. Registrar na pintura, um momento que sabemos que possui valor e desejo de eternidade” expressa Ricardo.
Trajetória
Na carreira artística há mais de 20 anos, o londrinense Ricardo Laranjo produz, predominantemente, desenhos e pinturas, com o segundo gênero compondo quase que a totalidade de trabalhos enviados para exposições. De acordo com ele, no momento, já existem mais de 200 obras prontas para serem expostas. As suas séries, produzidas simultaneamente, exploram estilos diferentes que aos poucos vão se aproximando em significado e temática.
*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.