Coletivo Quizomba realiza edição online e lança edital de prêmios para artistas jovens

Coletivo Quizomba realiza edição online e lança edital de prêmios para artistas jovens

Em comemoração aos seus 15 anos, o Coletivo Quizomba realiza o Quizomba Online – a festa de sempre, agora no digital. Serão duas edições, a primeira no dia 8 de maio e a segunda em 13 de junho.

Rachel Pimentel

Agência UEL


Em comemoração aos seus 15 anos, o Coletivo Quizomba realiza o Quizomba Online – a festa de sempre, agora no digital. Serão duas edições, a primeira no dia 8 de maio e a segunda em 13 de junho, no mesmo horário e local: às 14h, no canal do projeto no YouTube. A participação é gratuita e não requer inscrição.

O primeiro dia de festa contará com uma performance da contadora de histórias Thainara Pereira e apresentações musicais do grupo Tons Afro e da cantora de rap Amanda More ao lado da dupla Equilíbrio Sonoro. Os clássicos do samba ficam por conta de Joaquim Braga, o Braguinha.

De acordo com a produção do evento, a programação diversificada é uma forma de manter a qualidade das edições tradicionais e oferecer suporte aos profissionais da cultura que compõem a programação do Projeto Quizomba 15 anos. No dia 13 de junho, o samba está garantido com as apresentações dos grupos Firma o Ponto e do Fruta Gogoia, formado exclusivamente por mulheres. O evento promete ainda arrancar boas risadas dos participantes com as piadas e brincadeiras do Palhaço Marimba.

Edital de prêmios

Além dos eventos virtuais, o Coletivo lança em maio o Prêmio Quizomba 2021, um edital voltado a artistas negros e indígenas de Londrina e região com idades entre 18 e 30 anos. Serão ofertados dois prêmios individuais de R$1.500 e outros dois prêmios para coletivos, no valor de R$3.000 cada.

Segundo a coordenadora de comunicação do Quizomba, Talyta Elen, o prêmio visa minimizar os impactos da pandemia e a falta de estrutura e recursos para essa população. “O edital surge com a intenção de mapear coletivos de jovens para oferecer suporte a estes grupos de segmentos sociais extremamente impactados pela Covid-19”, explica.

O Quizomba

O Coletivo Quizomba desenvolve o Projeto Quizomba: o samba e outros batuques desde 2005, atuando no combate à intolerância e ao preconceito etnorracial através da arte. O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina pelo Promic e apoio da Casa de Cultura da UEL, Coordenadoria de Comunicação da UEL, Rádio UEL FM e Espaço Nave.

Leia também