Orquestra Sinfônica apresenta composições de Dom Pedro I, no Ouro Verde

Apresentação integra comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil

José de Arimathéia

Agência UEL

A Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) apresenta nesta quinta-feira, dia 1º, às 20h30, no Cine Teatro Ouro Verde, uma face da história pouco conhecida do imperador Dom Pedro I, compositor e musicista, autor, entre outros, do Hino da Independência do Brasil. Ele tocava clarineta, fagote e violoncelo e compôs obras como marchas imperiais, hinos a São João e diversas sacras, para clarineta, orquestra, piano e coro. Partituras podem ser vistas aqui.

Em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil, o maestro convidado Evandro Rodriguese conduzirá o concerto que, além de composições do primeiro imperador, apresentará obras de seus principais professores de música, o Pe. José Maurício Nunes Garcia e Sigismund Neukomm, autor da primeira sinfonia escrita no Brasil e patrono da cadeira 6 da Academia Brasileira de Música.

Além do espetáculo musical, a apresentação será uma interessante aula de História, já que o maestro Rodriguese fará explicações de fatos e aspectos pouco explorados nos livros escolares.

Neste concerto especial, todos pagarão meia-entrada (R$ 10). Vendas online pelo Sympla de 26 a 31/08, e diretamente no Teatro Ouro Verde no dia do concerto, a partir das 19h. O concerto será gravado e fará parte da série de programas sobre o Bicentenário da Independência, veiculada posteriormente na Rádio UEL FM no Programa “A Peroba”, realizado pelo Departamento de História da Universidade.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica da UEL

Data: 1º de setembro, quinta-feira

Local: Cine Teatro Universitário Ouro Verde

Ingressos: R$ 10 (todos pagam meia-entrada) à venda pelo site Sympla ou na bilheteria do Teatro no dia do concerto a partir das 19h (somente em dinheiro).

O uso de máscara facial será obrigatório.