Ouro Verde exibe “A estranha comédia da vida” nesta segunda-feira (4)

Parafraseando José Saramago em sua célebre frase “é preciso sair da ilha para ver a ilha”, por vezes, também é necessário voltar à ilha para superar uma crise criativa. O drama/comédia italiano “A estranha comédia da vida” chega ao Cine Teatro Ouro Verde nesta segunda-feira (4), trazendo a história do famoso dramaturgo italiano Luigi Pirandello, […]

Parafraseando José Saramago em sua célebre frase “é preciso sair da ilha para ver a ilha”, por vezes, também é necessário voltar à ilha para superar uma crise criativa. O drama/comédia italiano “A estranha comédia da vida” chega ao Cine Teatro Ouro Verde nesta segunda-feira (4), trazendo a história do famoso dramaturgo italiano Luigi Pirandello, interpretado pelo ator Toni Servillo, em retorno à sua região natal, Sicília, durante uma crise criativa.

Ao chegar em Agrigento, comuna italiana da região da Sicília, o dramaturgo se depara com a notícia da recente morte da ama de sua infância, assumindo então os trâmites do velório e posterior enterro da anciã. É nesse contexto que Luigi conhece Sebastiano e Onofri, dois agentes funerários sicilianos que acabam sendo fonte de inspiração para o dramaturgo e a solução dos seus problemas de criatividade. Cada novo evento transformador durante a sua estadia na ilha motiva Luigi à criação de “Seis Personagens à Procura de Um Autor” (1921), uma obra que veio revolucionar a história do teatro contemporâneo.

Classificada como uma obra “catártica” — libertação daquilo que está reprimido ou acumulado, seja em termos sentimentais, psicológicos ou emocionais — o filme é um equilíbrio entre invenção e história, vida real e encenada do dramaturgo.

A obra italiana será exibida nos dias 04, 05, 06, 11, 12 e 13 de dezembro, com sessões às 16h e 19h30. A classificação indicativa do filme é de 12 anos.

Quem foi Luigi Pirandello

O italiano Luigi Pirandello (1867-1936) é um dos escritores mais expressivos da literatura moderna. Além da fama alcançada como dramaturgo — “Seis personagens à procura de um autor”, “Esta noite se representa de improviso” e “Cada um a seu modo” — também ficou conhecido pelos seus romances e contos. Dentre os mais importantes figuram “O falecido Mattia Pascal” (romance) e “Novelas para um ano” (contos). Além disso, Pirandello foi nomeado Acadêmico da Itália em 1929, e em 1934 recebeu o prêmio Nobel de literatura, dois anos antes de sua morte em Roma.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, n°85, Centro), 30 minutos antes de cada sessão. A entrada inteira custa R$20,00 e a meia, R$10,00. Não são aceitos cartões. Na segunda-feira, todos pagam meia. Nos demais dias, estudantes, professores, doadores de sangue regular, pessoas com mais de 60 anos, filiados à OAB ou sindicato dos jornalistas e servidores públicos têm direito à meia-entrada. Professor ou facilitador com cinco alunos ou mais tem isenção no valor do ingresso.

* Estagiária de Jornalismo da COM.