Mostra de Teatro e Circo 2024 da DAC homenageia o palhaço Geleia

Ator Adriano Huhn ficou imortalizado como uma das principais figuras da palhaçaria na cidade. Mostra vai até o domingo.

Termina neste domingo (24) a 18ª Mostra de Teatro e Circo, organizada pela
empresa júnior Rama, do curso de Artes Cênicas da UEL, junto com a Divisão de
Artes Cênicas (DAC)
da Casa de Cultura da Universidade. A mostra começou nesta quarta (20), com grafitagem que deu nova vida à fachada da DAC (Avenida Celso Garcia Cid, 205, Centro). As pinturas foram feitas, de graça, por grafiteiros de
Londrina, convidados pela empresa júnior do curso.

Um dos destaques desta edição é a homenagem ao ator Adriano Huhn, o palhaço Geleia. Ele estava no terceiro ano do curso de Artes Cênicas da UEL e morreu no final do ano passado, aos 43 anos. A exposição com objetos pessoais dele – roupas e sapatos de palhaço, fotos, cartazes de trabalhos feitos por ele e o capacete da bicicleta que o acompanhava – pode ser visitada na DAC até domingo.

Huhn teve falência múltipla de órgãos em decorrência de um câncer. Era seu segundo tratamento contra a doença – o primeiro foi em 2017. Ele foi um dos fundadores da Cia Clac junto com o amigo Luis Henrique Silva, o palhaço Arnica. A companhia completou 18 anos em 2023. Em setembro do ano passado, Silva, Huhn e Miguel Matoso, outro integrante da Clac, concederam entrevista ao vivo à UEL FM e relembraram histórias vividas e encenadas em Londrina. O projeto mais recente deles era o Cenáforo, em que cenas rápidas de palhaçaria em semáforos da cidade traziam aos motoristas respiro e sorrisos como antídotos ao estresse no trânsito.

Palhaço Geleia era uma das grandes figuras da palhaçaria em Londrina. As roupas e apetrechos utilizados por ele estão reunidos na DAC (Foto: Agência UEL).

Na entrevista, Huhn comentou o fato de ser o “tiozão” da turma de Cênicas da UEL e
como compartilhava suas vivências com os estudantes. Ele, que começou a atuar como palhaço desde 1996, ingressou no curso em 2001, vindo do interior de São Paulo, mas trancou a matrícula dois anos depois para se dedicar à palhaçaria. Passou no Vestibular da UEL em 2021 para reiniciar a graduação.

Entre as histórias compartilhadas na UEL FM, ele destaca a compra de um utilitário Rural Willys pela Cia Clac no início dos anos 2000 para o projeto Circo Rural. O veículo veio do Rio Grande do Sul e chegou “avariado” a Londrina.

“Ela parou várias vezes. Na verdade já falhou na estreia. Fomos até o Distrito de Irerê, chegamos bem, mas na volta a parte elétrica apagou. Viemos escoltando a Rural. Com um carro na frente porque não tinha luz nenhuma pra voltar e já era noite”

Adriano Huhn e Luis Henrique Silva.

A Willys do projeto Circo Rural. Automóvel foi reformado com apoio da Viação Garcia (Foto: Arquivo pessoal).

Eles conseguiram uma reforma completa no veículo com o apoio da Viação Garcia, depois dos atores terem se apresentado numa festa de aniversário da família de empresários. “O Guilherme (neto do fundador da Garcia, Celso Garcia Cid) gostou do nosso trabalho e perguntou se a gente precisava de alguma coisa. No dia seguinte, estávamos lá”.

Na entrevista, ele também falou da mulher, Carol Matos, e dos três filhos. A entrevista completa com Adriano Huhn está disponível no site da Rádio UEL.

Além da homenagem ao palhaço Geleia, a programação da Mostra de Teatro e Circo
contempla apresentação de atrizes e atores formados no curso de cênicas da UEL e
convidados. E uma programação voltada ao público infantil, especialmente no
domingo à tarde. A agenda completa está disponível no Instagram da Rama e também é replicada no Instagram da Divisão de Artes Cênicas.

Palhaço Adriano Huhn iniciou na área nos anos 90, antes de entrar, pela primeira vez, no curso de Artes Cênicas da UEL (Foto: Agência UEL).

Duas das integrantes da empresa júnior, Vitória Furlaneto e Fernanda Franz,
comentaram que a iniciativa, iniciada em 2006, busca apresentar e celebrar a arte local, com espetáculos para todas as idades. Segundo as estudantes, a mostra é sempre realizada em março, por conta do Dia do Circo, comemorado no dia 27. Desde o início a organização tem sido de estudantes de cênicas e, nos últimos quatro anos, produzida e realizada pela empresa júnior. Ao todo, 40 estudantes do curso estão colaborando na mostra deste ano. A empresa júnior reúne, ao todo, 16 pessoas.

Atrações do último dia

No último dia da mostra, haverá uma parceria com o Feirão da Resistência e da
Reforma Agrária, com uma feirinha de comidas e alimentos, das 14h30 às 21h30, na
DAC.

O último dia também é o que reserva mais atrações. À tarde, várias apresentações contemplam o público infantil, como a das 14h, com a Zirkus; já às 15h, tem cena de teatro de animação “Era uma vez no sertão”, com Emílio Negreiros e Felipe Fernandes e, às 16h40, teatro lambe-lambe com o espetáculo “Janelas para Lendas”, da Cia Fuxica.

Também está marcada a performance “Leno queria nascer flor”, do ator Rogério
Francisco Costa, às 15h30. A atriz Estela Peixoto, que dá vida à palhaça Benne, se
apresenta às 17h30. Ainda no domingo, a partir das 18h30, Batalha do RU com MC’s
de Londrina. Já às 20h, “As Três Marias”, com a atriz Ana Karina Barbieri, da Cia
do Terno de Dança-Teatro. A mostra termina com samba e pagode, a partir das 21h, com o grupo Doce Veneno.