UNATI promove tarde de música, dança e celebração para idosos
UNATI promove tarde de música, dança e celebração para idosos
Apresentação do grupo Tonho Costa e Trio do Forró marca encontro na Casa de Cultura da UEL, reforçando a convivência e o protagonismo da terceira idadeNa tarde desta terça-feira (2), idosos participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da UEL se reuniram na Divisão de Artes Cênicas, da Casa de Cultura, para assistir a um show com o artista Tonho Costa e o Trio do Forró. A atividade foi marcada pela alegria contagiante do grupo e dos idosos, que aproveitaram a festa do começo ao fim.
O programa UNATI foi fundado em 1982, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No entanto, foi apenas em 1994, através de um projeto de extensão universitária, desenvolvido pela professora Iolanda Lourenço Leite, docente do Departamento de Serviço Social, que a Universidade Aberta à Terceira Idade chega até a UEL.
Tendo em vista que a população idosa cresce exponencialmente ao longo dos anos, ficou clara a necessidade da existência de grupos de estudos e prestação de serviços para essa comunidade dentro das universidades. No Brasil, segundo dados do IBGE, em 2022, 15,8% da população era idosa, mas as projeções para 2070 indicam que este número alcance a marca de 37,8%, correspondendo a 75,3 milhões de pessoas. Na cidade de Londrina, a proporção é ainda maior, de acordo com o mesmo senso, 18,33% dos londrinenses tem mais de 60 anos, somando uma parcela de 101.948 pessoas. É pensando na melhora da qualidade vida dessa parcela social que a UNATI desenvolve suas ações.
Atualmente, o projeto é coordenado pelo professor Denilson Teixeira, docente do curso de Educação Física, e conta com atividades variadas ao longo da semana, desenvolvidas com o intuito de beneficiar a saúde física e mental do participantes. Dentre elas, destacam-se aulas de hidroginástica, duas vezes ao longo da semana; oficinas de memória, que buscam auxiliar no bem-estar cognitivo dos idosos através de jogos e brincadeiras pensadas por docentes e discentes do curso de fisioterapia; oficina de forró, coordenada por uma idosa membra do projeto, tendo em vista que um dos focos da UNATI é o protagonismo da terceira idade; oficina de espanhol, oficina digital, sessões de massoterapia, tudo isso em meio a muitas outras iniciativas.
Rodas de conversa
Uma das principais atividades da UNATI, são as rodas de conversa, que ocorrem periodicamente às terças-feiras. Majoritariamente realizadas no Campus universitário, as rodas costumam ser momentos de encontro entre o grupo, e profissionais de diversas áreas do conhecimento. Apenas no primeiro semestre de 2025, profissionais da área das linguagens, das artes e da saúde física e mental trocaram conhecimentos com os idosos através desse espaço de convivência.
Mas, na última terça-feira, a roda de conversa ganhou momentos ainda mais especiais. O grupo Tonho Costa e o Trio do Forró, que já havia se apresentado na UNATI no ano anterior, voltou ao palco, na Casa de Cultura da UEL. Além da música e da dança, a tarde também foi marcada pela celebração do aniversário de uma das professoras coordenadoras do grupo, Maria Irene, agora aposentada pela Universidade, mas ainda participa ativamente das atividades do projeto e fortalece os laços com a comunidade acadêmica.
Para Maria Irene, passar seu aniversário junto à UNATI é uma “comemoração em dose dupla”. A professora cita que seu primeiro contato trabalhando com idosos foi em meados de 1996, quando realizou projetos no Parque Ouro Branco. A partir daquele momento, Maria Irene comenta que aprendeu a conviver com pessoas idosas. Para ela, estar na UNATI, além de ser uma efetivação de todo seu aprendizado, é ainda mais divertido, tendo em vista que agora ela também é uma idosa. Ela finaliza dizendo que apesar de aposentada, não pretende deixar de frequentar o grupo em hipótese alguma.
Já o cantor e compositor Tonho Costa descreve o momento como sensacional “É uma alegria, é um reencontro, mas com a sensação de que nós nunca nôs afastamos. Ver as pessoas cantando, dançando e brincando, me fazia errar a letra das canções, porque eu estava brincando e me divertindo junto com elas”, diz.
É importante ressaltar que todas as ações promovidas pelo programa são gratuitas e abertas para a comunidade de idosos de Londrina e região. Para fazer parte, basta entrar em contato com o grupo através do WhatsApp (43)3371-5480, e ficar atento às datas e horários das atividades promovidas na semana. O Instagram oficial do projeto também é um canal oficial, e lá são divulgadas informações e conteúdos audiovisuais sobre tudo o que acontece no programa.

(Texto: Ana Júlia Torres, bolsista do programa UNATI e estudante do segundo ano de jornalismo)